INSPEÇÕES E CORREIÇÕES: AMAZONAS 100%

barco 

A Corregedoria Geral do Ministério Público encaminhou no dia 28 de outubro passado ao Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP, os relatórios de inspeções e correições realizadas em 2015, cumprindo 100% as determinações das Resoluções nº 43, de 16 de junho de 2009, alterada pela Resolução nº 61, de 27 de julho de 2010.
Com isso, a CGMP encerrou o “Ciclo 2013-2015” realizando correições e inspeções em todas as Promotorias e Procuradorias de Justiça do Estado, além dos Centros de Apoio Operacionais.

 

TTTTTTT 

  

                                                           

A aventura de percorrer a Amazônia

 

inspecao1

 

As dimensões continentais do Estado do Amazonas transformam essa atividade rotineira em uma verdadeira missão. No ciclo correicional de 2013/2015, as Equipes da Corregedoria percorreram 49.361Km por via aérea, 6.231Km por via terrestre, mais 302 horas por via fluvial, totalizando 55.592 Km + 302 horas (via fluvial).
Para realizar correições nas Promotorias de Justiça de Guajará, Boca do Acre, Ipixuna, Pauini e Lábrea a equipe  saiu do Estado do Amazonas, passando por Porto Velho (Rondônia) até o Acre (Rio Branco e Cruzeiro do Sul), de onde seguiu para o destino final.

Segundo o Corregedor-Geral, Dr. José Roque Nunes Marques, “a circunferência da terra tem 40.075 km, o que nos permite afirmar que demos o equivalente  a uma volta em torno do planeta e mais um pouco”. Mas essa missão somente foi possível graças ao apoio dos Procuradores-Gerais, Francisco Cruz e Fábio Monteiro e do envolvimento de todos que enfrentaram temporais e correntezas para realizar essa tarefa da Corregedoria, como os Procuradores de Justiça que participaram de correições, os Corregedores-Auxiliares que levaram à frente essa incumbência e os abnegados servidores da CGMP que, no front ou na retaguarda , possibilitaram a realização de todo esse trabalho.
As inspeções e correições realizadas pela Corregedoria Geral do MP-AM são consideradas essenciais para melhorar o trabalho da Instituição frente às demandas da sociedade . “ Esse trabalho, entre outros pontos, traça diagnósticos estruturais das Promotorias e avalia a produtividade dos Promotores de Justiça  nas Comarcas. O conceito dado pela Corregedoria para os Promotores, por exemplo, é levado em consideração para promoção ou remoção por merecimento”, disse o Corregedor- Geral do Ministério Público.

 

MONTAGEM


De acordo com o Procurador- Geral de Justiça, Fábio Monteiro, o trabalho feito pela Corregedoria Geral demonstra o comprometimento que o Doutor José Roque Nunes Marques e toda a equipe têm com a causa Ministerial. “ Foi de uma importância tremenda para que a Procuradoria -Geral de Justiça tivesse um diagnóstico preciso da realidade de todas as Promotorias e Procuradorias de Justiça, só nos restando parabenizar ao Doutor Roque, os Corregedores Auxiliares e todos os servidores envolvidos nesse trabalho, pela eficiência e dedicação”, disse o PGJ.