Proceap investiga suposta agressão policial
- Criado: Sexta, 08 Mai 2015 16:10
- Publicado: Sexta, 08 Mai 2015 16:10
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) investiga um vídeo que está sendo divulgado na imprensa local e nas redes sociais em que aparecem três homens fardados como policiais militares e utilizando uma viatura da Polícia Militar do Amazonas, espancando três jovens com socos, pontapés e utilizando um pedaço de madeira.
A Promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, da 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) abriu, hoje, quinta-feira, dia 8 de mario de 2015, Procedimento Preparatório para investigar o fato e disse que acompanhará a apuração que será feita por meio do Inquérito Policial instaurado no 18º Distrito Integrado de Polícia.
De acordo com o que foi publicado na imprensa, a agressão aos jovens de 15, 18 e 22 anos de idade ocorreu na madrugada de quarta-feira, na Rua São Francisco, na Comunidade Jesus me Deu, Zona Norte de Manaus. A ação foi gravada por câmeras de segurança de um estabelecimento comercial que fica próximo ao local da abordagem.
No vídeo, os três homens aparecem descendo da viatura, um deles encapuzado, e agridem, primeiro, um rapaz com tapas e pontapés. O mesmo jovem, em seguida, é agredido com um pedaço de madeira, nas costas e nas nádegas. Enquanto isso, os outros dois fardados, agridem os jovens de 15 e de 18 anos.
A vítima de 15 anos é do sexo feminino. Ela disse à imprensa ter recebido em torno de 20 pauladas dos policiais, vários tapas nas costas e que foi obrigada a tirar a roupa na frente dos militares. A jovem afirma que um dos homens a obrigou a se agachar e passou o coturno nas partes íntimas dela, que declarou que ainda foi obrigada a bater num dos rapazes sob ameaça de apanhar mais.
Os jovens fizeram denúncia sobre o fato no 18º DIP, no bairro Novo Israel, também na Zona Norte e à Corregedoria do Sistema de Segurança Pública. Eles afirmam que os policiais são da Força Tática (FT), um grupamento da Polícia Militar que atua em toda a cidade. No vídeo, é possível constatar que a viatura está com seguinte identificação 25-9561 da FT.
A Promotora de Justiça Cley Martins possui cópia do vídeo do fato e ainda cópias das matérias publicadas pelos principais jornais da cidade, nesta sexta-feira, dia 8 de maio de 2015. “Abrimos um Procedimento Preparatório para apurar o caso e vamos acompanhar o Inquérito Policial junto ao 18º DIP, onde a família e as vítimas fizeram a denúncia”, afirmou a Promotora.