MP-AM conclui “I Ciclo de Palestras de Conscientização Ambiental e Urbanística”

Na última sexta-feira, dia 16 de dezembro, foi realizado o “I Ciclo de Palestras de Conscientização Ambiental e Urbanística”, no auditório Procurador-Geral de Justiça Gebes de Melo Medeiros, na sede do MP-AM, em Manaus. O evento foi promovido pela 50ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph) em conjunto com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB).

O ciclo de palestras inciou-se com a apresentação do Procurador de Justiça Mauro Veras, destacando as ações realizadas pelo CAO-MAPH-URB em 2011, do qual é Coordenador, as parcerias com os demais órgãos ambientais e as constantes reuniões com os promotores da capital e do interior. No fim da apresentação, Veras desejou à todos boas festas.

Em seguida, o Promotor de Justiça Paulo Stélio, titular da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), fez uma apresentação voltada para a importância do Ministério Público para a sociedade, destacando algumas ações de sua promotoria.

O terceiro a palestrar foi o Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Ademir Stroski. Sua apresentação tratou sobre o destino dos resíduos sólidos em todo o estado do Amazonas, e mostrou as condições em que eles são dispostos no interior e na capital e as condições dos aterros sanitários.

O Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Eisenhower Pereira Campos, palestrou sobre as atividades realizadas pela secretaria, como ela trabalha e os tipos de tratamento que os resíduos sólidos recebem em Manaus.

Fechando o ciclo de palestras, a Promotora de Justiça Maria Cristina Vieira da Rocha, titular da 50ª Prodemaph, realizou um breve discurso sobre poluição hídrica e comentou sobre a campanha “Rio Limpo é Vida”. No final, ela agradeceu a todos que participaram do evento. “Isso só foi possível graças a colaboração de todos vocês, obrigado por atenderem nosso chamado”, disse a Promotora aos palestrantes.

O “I Ciclo de Palestras de Conscientização Ambiental e Urbanística” teve a finalidade de conscientizar e sensibilizar membros e servidores do MP-AM da importância do meio ambiente e espaços urbanos para uma qualidade de vida melhor, através das palestras realizadas.

 

Campanha “Rio Limpo é Vida” realizada mesmo com forte chuva

Apesar da forte chuva que caiu sobre  Manaus na tarde da última sexta-feira, mais um dia de ação da campanha “Rio Limpo é Vida” transcorreu normalmente. Ecobags (bolsas ecológicas) foram entregues na praça de alimentação do porto de Manaus. A ideia inicial era entregá-las e fixar os displays e cartazes nas embarcações atracadas na área portuária, mostrando para as pessoas que utilizam o transporte fluvial no estado, a importância de preservar os rios, mas devido ao mau tempo, isso não foi possível. “A vontade de levar adiante a campanha, apesar desse obstáculo (chuva), nos fez perceber que podíamos dar inicio a ação na praça de alimentação do porto, e isso foi muito positivo”, declarou a promotora Maria Cristina.