Para instruir público interno, MPAM promove curso de identificação de artefatos explosivos

080825 Curso Artefatos explosivos Hirailton Gomes 3 4b043

Iniciativa integra projeto MP+Seguro, que visa fortalecer a segurança institucional e capacitar membros e servidores

Com o objetivo de instruir o público interno sobre dispositivos de detonação, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou o curso “Localização e Identificação de Artefatos Explosivos”. A iniciativa, organizada pela Assessoria de Segurança Institucional (Assinst), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), foi ministrada na manhã desta sexta-feira (08/08) no auditório Gebes de Medeiros.

As instruções foram lecionadas pelo comandante do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Laio Pontes. O curso contou com a participação de membros, servidores, estagiários e policiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM).

A iniciativa visa reforçar a segurança institucional no âmbito do programa MP+Seguro, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), capacitando o público interno para identificar eventuais ocorrências de incidentes com bombas e artefatos explosivos, bem como quais procedimentos de segurança devem ser adotados.

“Nessas ocorrências, o propósito geralmente é causar dano, machucar, chamar atenção e gerar pânico. Então, em hipótese alguma se deve tocar, segurar ou chegar perto do objeto suspeito. Você aciona o primeiro interventor, que é a Polícia Militar, que vai verificar, comprovar a ocorrência e, então, acionar o grupo Marte”, orientou o comandante do grupamento.

080825 Curso Artefatos explosivos Hirailton Gomes 2 20dbd

O conteúdo programático contemplou instruções sobre acessórios de detonação, explosivos militares, explosivos disfarçados, artefatos caseiros, ocorrências com bombas, graus de ameaça e protocolos de atuação e segurança. O público presente também recebeu orientações para identificar dispositivos de detonação camuflados em objetos comuns, como cabos e fios.

Inscrita no curso, a estagiária do MPAM Nathália Souza exaltou o conteúdo ministrado. “É muito importante a gente saber identificar objetos que podem ser um artefato explosivo, causando destruição em grandes proporções. A questão do protocolo, de não entrar em pânico e acionar a polícia, são ensinamentos que, se um dia vier a acontecer uma situação do tipo, eu já estarei instruída sobre como lidar”, declarou.


Texto: Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes