MPAM apresenta artigo sobre atuação do Gaeco em congresso internacional de segurança e defesa

070825 Artigo Gaeco Hirailton Gomes 2 8cdd4

Conteúdo aborda os desafios no enfrentamento ao crime organizado no Amazonas e analisa a necessidade de aplicação de políticas de segurança pública que considerem as peculiaridades locais

As ações e desafios do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) pautaram um artigo apresentado durante o 4º Congresso Internacional de Segurança e Defesa (Cisd), em Manaus, nesta quinta-feira (07/08). O evento, que segue até 13 de agosto, é realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), via Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP), com apoio de diversas instituições de ensino superior.

O artigo, intitulado “Os desafios no combate ao crime organizado no Amazonas”, é assinado pela promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, também integrante do Gaeco. O conteúdo aborda os desafios no enfrentamento ao crime organizado no Amazonas, além de analisar a necessidade de aplicação de políticas de segurança pública que considerem as peculiaridades locais.

“O Amazonas é um Estado de grande extensão territorial, que faz fronteira com Colômbia e Peru, dois dos grandes produtores de cocaína do mundo. Outro ponto é que a ligação fluvial entre os municípios dificulta muito a fiscalização. Além disso, o tráfico de drogas se relaciona com outros delitos, como tráfico de armas, lavagem de capitais, garimpo e exploração sexual infantil, o que, somado aos índices de pobreza do interior, quando comparados com a média nacional — segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, reforça ainda mais a vulnerabilidade das populações dessas localidades, facilitando a cooptação de jovens por organizações criminosas e a disseminação de outros delitos”, comentou a autora do artigo, acrescentando que o número de agentes de segurança pública ainda não é o ideal.

Como conclusão, o conteúdo propõe um efetivo enfrentamento ao crime organizado no Amazonas, a partir dos seguintes pontos:

➥ Planejamento diferenciado a longo prazo, considerando as peculiaridades do Estado do Amazonas;
➥ Efetivas políticas de segurança pública, modificando-se a realidade dos municípios do interior, sobretudo os situados em fronteiras;
➥ Foco em atividades de inteligência, valorização de recursos humanos, formação de policiais, aumento de efetivo e atividades preventivas.

O evento

O 4º Cisd tem como propósito abordar desafios e soluções para a promoção da segurança pública e a defesa de direitos na região pan-amazônica e no contexto brasileiro. Além da UEA, o evento conta com apoio da Universidade do Estado de Roraima (UERR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Texto: Lennon Costa
Foto: Hirailton Gomes