Com altos índices de vacinação, seis escolas da área rural de Manaus são auditadas pelo projeto Juntos pela Vida, do MPAM

210725 JpV Auditorias Hirailton Gomes 2 7e49b

Instituições de ensino superaram a marca de 80% de cobertura vacinal

Na manhã desta segunda-feira (21/07), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou uma nova reunião de auditoria pelo projeto Juntos pela Vida. Seis escolas da área rural de Manaus alcançaram índices superiores a 80% de imunização dos estudantes.

Foram auditadas as escolas municipais Oscarina Falcão, do Ramal do Pau Rosa; Canaã II, do Tarumã-Açu; Ebenezer, do Rio Tarumãzinho; Raimunda Brasil, da comunidade Santa Isabel do Rio Negro; São Sebastião I, da comunidade São Sebastião do Rio Negro; e São Pedro, da Costa do Tabocal, no Rio Amazonas.

A procuradora de Justiça e coordenadora do Juntos pela Vida, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, comemorou os resultados obtidos, destacando a importância da alta taxa de cobertura vacinal em escolas de áreas ribeirinhas. “É muito relevante o fato de essas escolas conseguirem esses índices de vacinação, porque são crianças e adolescentes que estão em áreas vulneráveis, onde a dificuldade logística para a vacina chegar é muito maior que na zona urbana. A escola também é um lugar de proteção”, afirmou a coordenadora.

As auditorias comprovaram os seguintes registros de cobertura vacinal:

➥ Oscarina Falcão - 87,5% de imunização (dos 32 alunos matriculados, 28 foram vacinados);
➥ Canaã II - 91,7% (36 alunos matriculados, 33 vacinados);
➥ Ebenezer - 90,6% (53 alunos matriculados, 48 vacinados);
➥ Raimunda Brasil - 91,4% (58 alunos auditados, 53 vacinados);
➥ São Pedro - 93,54% (31 alunos auditados, 29 vacinados);
➥ São Sebastião I - 91,4% (58 alunos auditados, 53 vacinados).

Carlos Alberto Silva Rocha, gestor da escola Canaã II, certificada pela 4ª vez pelo projeto, ressaltou o comprometimento da instituição com a vacinação dos estudantes. “A logística é bem difícil porque tudo é distante, mas a gente traz a questão da saúde para a escola, tentando conscientizar os pais da importância da imunização. Algumas nós conseguimos fazer no próprio colégio, mas, quando não conseguimos, nós levamos os alunos na lancha da escola para tomar a vacina na UBS”, comentou.

O projeto

O Juntos pela Vida é uma iniciativa do MPAM para a ampliação da cobertura vacinal infantojuvenil, o combate à desinformação e a redução da evasão escolar no Estado do Amazonas. Articulado com escolas públicas e privadas, em 2025, o projeto já atendeu escolas de 42 municípios do estado.

O projeto é coordenado pelos Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).


Texto: Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes