MP promove reunião com Rede de Proteção de Uarini para fortalecer atendimento a crianças e adolescentes
- Criado: Segunda, 26 Mai 2025 16:56
- Publicado: Segunda, 26 Mai 2025 16:56
Iniciativa visa aprimorar o trabalho conjunto dos órgãos que atuam na garantia dos direitos da infância e juventude no município
Por meio da Promotoria de Justiça de Uarini, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, na última sexta-feira (23/05), uma reunião de alinhamento com os órgãos que integram a Rede de Proteção Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro teve como foco a discussão de desafios, o alinhamento de procedimentos e o fortalecimento de estratégias de atuação conjunta no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Participaram da reunião representantes da Coordenação de Proteção Social Especial, da Delegacia de Polícia Civil local (58º DIP) e da própria Promotoria de Justiça de Uarini. Entre os temas abordados, estavam os fluxos de atendimento psicossocial, os procedimentos para realização de exames no Hospital Regional Franco Lopes, o registro de ocorrências policiais e a condução da escuta especializada — essencial para casos que envolvem violência contra crianças e adolescentes.
Para o promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama, encontros como este são fundamentais para garantir a efetividade das medidas protetivas. “É muito importante a realização de reuniões periódicas para entender as dificuldades enfrentadas pelos órgãos de proteção, propor soluções e alinhar fluxos de atendimento, os quais permitirão uma rápida atuação do Ministério Público para a adoção de medidas de proteção dentro de sua esfera de atribuição”, afirmou.
O promotor também ressaltou a necessidade de aprimorar a comunicação direta entre os órgãos da rede, garantir que os procedimentos estejam devidamente instruídos com a documentação necessária e reforçar o esgotamento de diligências para a localização, quando for o caso, da família extensa — isto é, aquela que se estende para além da família nuclear (pais e filhos), incluindo outros parentes próximos, como avós, tios, primos, entre outros.
Ao final da reunião, a promotoria entregou ao Conselho Tutelar de Uarini um acervo de livros infantojuvenis, fruto de doações, que irá compor uma minibiblioteca comunitária na sede do órgão. A iniciativa busca proporcionar às crianças, adolescentes e à comunidade um espaço de acesso à leitura, à cultura e ao conhecimento.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/MPAM