Ministério Público inspeciona 69ª Delegacia de Guajará e propõe melhorias no atendimento a vítimas de violência

MinisterioPublicoInspeciona69aDelegaciaDeGuajaraEPropoeMelhoriasNoAtendimentoAVitimasDeViolencia bcfe4

Durante a inspeção, o MPAM recomendou a criação de espaço especializado para atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Guajará, realizou uma inspeção na 69ª Delegacia de Polícia, com o objetivo de verificar as condições estruturais da unidade e acompanhar a execução de projetos voltados à ressocialização de custodiados.

O promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho propôs, durante a visita conduzida por ele, a criação de um espaço específico para atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência.

A inspeção revelou avanços importantes na unidade policial, como a implementação de uma horta e a instalação de uma banca de feira em frente à delegacia. Os produtos cultivados pelos detentos estão sendo comercializados no local, gerando benefícios como a remissão de pena.

A iniciativa foi viabilizada com recursos provenientes de acordos de não persecução penal (ANPP) e transações penais celebradas pelo Ministério Público.

150425 69ª Delegacia Guajará Divulgação 2 47cd4

Durante a visita, também foi identificada a ausência de um espaço adequado para o atendimento especializado de vítimas de violência doméstica e de crimes contra crianças e adolescentes. Diante disso, o promotor recomendou a criação de um centro de atendimento dentro da própria delegacia.

Eu sugeri e vou fazer essa recomendação para que a delegacia crie um centro de atendimento às vítimas de violência, especialmente mulheres e crianças. O delegado já demonstrou interesse, então eu vou formalizar essa solicitação”, explicou o promotor Ney Costa.


Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação