MPAM promove reunião entre Conselhos Tutelares de Fonte Boa e Barcelos
- Criado: Segunda, 24 Março 2025 11:55
- Publicado: Segunda, 24 Março 2025 11:55
Encontro buscou estabelecer diálogo entre os municípios e alinhar ações de proteção à criança e ao adolescente
Na última semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) liderou uma reunião extrajudicial, na sede da Promotoria de Justiça de Fonte Boa, com a presença dos conselheiros tutelares dos municípios de Fonte Boa e Barcelos. O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências e alinhar estratégias práticas para garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, tanto nas rotinas diárias dos Conselhos Tutelares, como nas festividades que acontecem no mês de março em alusão ao aniversário de Fonte Boa.
Estiveram presentes os conselheiros Andrew Lima de Carvalho, Jones Mendes de Souza e Ocilane Maciel de Oliveira, por Fonte Boa, e Walma Lima Gandra, Marinês Gregório da Silva, José Maria da Silva Chaul e Francisco Fabiano Benfica da Silva, por Barcelos, além do anfitrião, o promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior.
Durante a reunião, os conselheiros de Barcelos compartilharam suas experiências de êxito na prevenção e fiscalização durante o Festival de Peixes Ornamentais, que acontece anualmente. A equipe destacou algumas estratégias bem-sucedidas, como a organização de escala de atendimento e plantões noturnos, bem como articulação prévia com o poder público e as forças de segurança. Foram debatidas as principais dificuldades enfrentadas pelos conselheiros de Fonte Boa nas festividades locais, como a falta de uma rede de apoio estruturada e a insuficiência de pessoal durante os eventos.
Presença do MP
De acordo com o promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, a reunião promovida entre os conselheiros tutelares de Fonte Boa e de Barcelos representa uma importante iniciativa de fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência. “O intercâmbio de experiências e o alinhamento de estratégias práticas são fundamentais para que possamos garantir, de forma mais efetiva, os direitos das nossas crianças e adolescentes, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade, como os festejos do aniversário do município. O Ministério Público reafirma seu compromisso de atuar de forma preventiva e articulada com os órgãos do sistema de garantias de direitos”, argumentou.
Foram firmados encaminhamentos para a atuação articulada entre as redes de proteção dos municípios; realização de campanha educativa e de sensibilização sobre os direitos das crianças e adolescentes durante os eventos; e solicitação de apoio das forças de segurança.
Texto: Grazi Silva
Foto: Divulgação