Com a presença do MPAM, reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP tem posse da nova diretoria
- Criado: Sexta, 21 Março 2025 16:07
- Publicado: Sexta, 21 Março 2025 16:07
Reunião também discutiu desafios das Ouvidorias, defesa de minorias e uso da inteligência artificial
Com a presença da nova ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma, a 74ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP) foi marcada pela posse da nova diretoria. O procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), assumiu a presidência do órgão, substituindo a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus, do MPAM.
Em sua fala, o novo presidente destacou os avanços alcançados na gestão anterior e reafirmou o compromisso das Ouvidorias do Ministério Público com a população. “Será um trabalho de continuidade, visando mais conquistas para as Ouvidorias dos Estados e do Ministério Público da União (MPU). Focaremos em temas como a população LGBTQIAPN+ e a inteligência artificial, além de revisar e aprofundar questões como a violência contra as mulheres”, explicou o procurador de Justiça.
Programação
Além da solenidade de posse da nova diretoria do CNOMP, a reunião contou com a entrega da comenda “Ordem ao Mérito do CNOMP” a ex-ouvidores e de botons aos novos integrantes do colegiado. A programação também teve debates sobre os desafios das Ouvidorias do Ministério Público, a defesa dos direitos das minorias e o uso da inteligência artificial no setor.
Na ocasião, também foram eleitos os demais membros da nova diretoria, que tem como vice-presidente o ouvidor do MP do Mato Grosso do Sul, Renzo Siufi, e como secretária a ouvidora do MP do Amapá, Maricélia Campelo de Assunção.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Fernanda Ramos/CNOMP