Projeto “MPAM Acolhe” intensifica aproximação entre órgão e sociedade
- Criado: Terça, 18 Fevereiro 2025 13:31
- Publicado: Terça, 18 Fevereiro 2025 13:31
Iniciativa busca fortalecer a transparência e ampliar o acesso da população ao trabalho do Ministério Público
Estreitar a relação entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a sociedade amazonense. Esse é o objetivo do projeto "MPAM Acolhe", cuja proposta é, ao mesmo tempo, divulgar as atividades, as atribuições e as áreas de atuação da instituição.
De acordo com a promotora de Justiça Aurely Freitas Germano Penha, coordenadora do projeto e chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a iniciativa visa promover um diálogo direto e o mais acessível possível com a sociedade, criando um ambiente de acolhimento para as diversas demandas envolvendo a garantia dos direitos fundamentais e o fortalecimento do estado democrático de direito.
A ideia é desmistificar o papel do Ministério Público e proporcionar uma maior compreensão do seu trabalho, principalmente na defesa dos direitos fundamentais.
A gestão do “MPAM Acolhe” será realizada pelo Ceaf, que também será responsável pela execução do projeto, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), as Assessorias de Comunicação (Ascom) e Relações Públicas e Cerimonial (ARPC). As unidades e órgãos envolvidos atuarão de forma conjunta na organização e na implementação das ações do projeto.
Entre as principais ações previstas, estão a prospecção do público-alvo, a realização de encontros e palestras, além da ampla divulgação na mídia. O projeto pretende funcionar como um espaço de diálogo e aprendizado acessível a todos, independentemente de suas demandas ou conhecimentos prévios sobre a atuação do MPAM.
Transparência
A transparência institucional é outro pilar essencial do "MPAM Acolhe", garantindo que a população tenha acesso a informações sobre os projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Ministério Público. Para reforçar esse compromisso, o projeto inclui visitas guiadas à sede do MPAM, possibilitando que os cidadãos conheçam sua estrutura, funcionamento e os departamentos responsáveis por suas atividades.
“Promoveremos encontros do Ministério Público com comunidades vulneráveis, organizações da sociedade civil, profissionais de áreas afins, representantes do setor privado, estudantes, educadores e gestores do setor público, criando um canal de integração para a promoção de justiça e cidadania de maneira inclusiva", declarou a promotora de Justiça.
Além da capital
Outro aspecto importante do projeto é a interiorização da atuação do MPAM. Dessa forma, as atividades do projeto serão levadas a diferentes regiões do Amazonas, permitindo que comunidades distantes da capital tenham acesso a informações institucionais e possam participar dos eventos promovidos pela instituição. Essa iniciativa visa garantir que todos os cidadãos do estado tenham a oportunidade de conhecer e compreender o trabalho do Ministério Público.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Lennon Costa