Promotor aposentado preso em Apuí é transferido para Manaus

O Promotor de Justiça aposentado Jonas Neto Camelo, preso ontem, 28 de março, no município de Apuí, acusado de tentativa de homicídio, foi transferido hoje, terça-feira, 29 de março, para Manaus. O avião que trouxe o acusado chegou ao aeroporto Eduardinho por volta das 16h. Posteriormente, acompanhado pelo  Grupo Raio da Polícia Militar, o promotor foi levado para o Batalhão de Choque da Polícia Militar, localizado no Km 17 da estrada AM-010.

Após o requerimento da Promotora de Justiça Substituta Christiane Brandt, o Juiz da Comarca de Apuí, Jeferson Galvão de Melo, decretou ontem a prisão preventiva do Promotor aposentado por tentar contra a vida do ex-segurança Osvaldo Santos de Souza. O promotor encontrava-se foragido, mas apresentou-se à Justiça, e ficou recolhido em uma sala do Fórum da Comarca de Apuí enquanto era viabilizada a remoção do mesmo para Manaus. Segundo Jeferson Galvão, mais três pessoas estão com a prisão preventiva decretada por suspeita de participarem do ocorrido. O decreto preventivo fundamenta-se na necessidade de garantia da ordem pública e na ameaça à aplicação da lei penal.

A vítima já havia denunciado Jonas por ameaças de morte, e o caso vinha sendo investigando pelo MP. No último domingo, segundo depoimento de testemunhas e da própria vítima, Osvaldo foi atropelado por uma caminhonete, que era dirigida pelo promotor aposentado e, após cair no chão, foi perseguido por dois homens armados, ainda não identificados.

Segundo a promotora de Christiane Brandt, apesar dos ferimentos sofridos com o atropelamento, Osvaldo encontra-se com quadro de saúde estável. Ela ressaltou  que a motivação do crime ainda está sendo apurada e que somente ao final das investigações o MP poderá dar mais informações sobre o caso.