Quatro escolas indígenas de São Paulo de Olivença recebem selo do “Juntos Pela Vida”, do MPAM
- Criado: Sexta, 17 Janeiro 2025 15:15
- Publicado: Sexta, 17 Janeiro 2025 15:15
Esta é a primeira vez que o município participa de uma edição do projeto
Em continuidade ao reconhecimento das instituições de ensino em garantir a saúde pública coletiva dos estudantes, por meio do incentivo ao cumprimento do cronograma da vacinação infantojuvenil no Amazonas, o projeto “Juntos Pela Vida”, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), realizou a entrega do selo de certificação a quatro escolas indígenas de São Paulo de Olivença.
O projeto, iniciativa dos Centros de Apoio Operacional de Proteção aos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC) e Criança e Juventude (CAO-IJ), tem como objetivo combater a evasão escolar, além de acompanhar a vacinação infantojuvenil, condecorando com selos os centros de ensino participantes que atingirem ou superarem o percentual de 80% de cobertura vacinal, conforme a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e do Programa Saúde na Escola (PSE), ambos instituídos pelo Ministério da Saúde.
A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Professora Maria Fernanda da Silva Nascimento, localizado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São Paulo de Olivença. Na oportunidade, foi celebrada a participação das escolas municipais indígenas Professor Edson Pereira Arcanjo, que atingiu 89,76% de cobertura vacinal; Tikuna Olímpio Neto Gatanucü, Ticuna Toratchi e Ticuna Inagune, as três com 100% de público-alvo vacinado. O MP esteve representado pela promotora de Justiça Kyara Trindade Barbosa.
Nesta 3ª edição, o projeto “Juntos Pela Vida”, coordenado pela procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, titular do CAO-PDC, e pela promotora de Justiça Romina Carvalho, titular do CAO-IJ, auditou e certificou mais de 100 instituições de ensino, entre escolas e creches nas áreas urbanas, rurais e ribeirinhas da capital e do interior. De acordo com a documentação comprobatória, cerca de 24 mil crianças e adolescentes garantiram a imunização.
Texto: Ramon Oliveira
Foto: Divulgação