Direito do idoso é pauta de palestra do MP do Amazonas em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

ProdhidVisitaParquedoIdoso c6359

Evento ocorreu nesta terça (22), no Parque Municipal do Idoso

Por ocasião do Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) em parceria com a Faculdade La Salle, realizou, nesta terça-feira (22), uma palestra com o tema “Mecanismos de Solução de Conflitos e a Proteção da Pessoa Idosa”. O evento, que teve como cenário o Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus, teve por objetivo discutir os direitos desse público e as formas de garantir sua proteção.

A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça Vitor Fonseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid). Durante o encontro, o promotor destacou a importância do acesso à justiça para a população idosa e o papel fundamental de instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a advocacia, o Procon e a Polícia Civil no processo de defesa e proteção dessas pessoas.

O evento fez parte de um projeto de extensão da Faculdade La Salle, que visa abordar o Estatuto da Pessoa Idosa, a instituição vai até os idosos levar conhecimento, informação e principalmente os locais onde eles possam reivindicar seus direitos.

O objetivo foi falar sobre o acesso à justiça, principalmente em casos de violência contra pessoas idosas. Discutimos o papel das instituições envolvidas e como elas podem colaborar para garantir a segurança e a dignidade dos idosos”, afirmou o promotor. Ele também mencionou o projeto “Escutar para Incluir”, desenvolvido em parceria com o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), que tem alcançado altos índices de resolução de conflitos familiares envolvendo idosos.

Sobre a data

O Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, além de homenagear os idosos, também busca sensibilizar a sociedade sobre suas demandas e incentivar o reconhecimento da importância dos idosos. No Brasil, a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, foi um avanço significativo, assegurando direitos essenciais como o acesso à saúde, educação, alimentação e convivência familiar, além de implementar medidas para prevenir a violência e discriminação contra pessoas com 60 anos ou mais.

Atualmente, os idosos correspondem a 14,3% da população brasileira, e as projeções apontam que, até 2030, o número de idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes de até 14 anos. Diante desse cenário, o debate sobre políticas públicas e mecanismos de proteção é fundamental para garantir que o processo de envelhecimento seja acompanhado de respeito e cumprimento dos direitos garantidos por lei.


Texto: Yasmin Siqueira
Foto: Divulgação