Pela primeira vez no interior, projeto “Escola em Paz” chega em escola de Presidente Figueiredo
- Criado: Quinta, 10 Outubro 2024 19:28
- Publicado: Quinta, 10 Outubro 2024 19:28
Ação abordou temas como bullying e convivência saudável, com o intuito de prevenir a violência no ambiente escolar e promover uma cultura de paz entre os alunos
O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas (Nupa-MPAM) realizou, na última quarta-feira (09/10), um "Círculo de Construção da Paz" na Escola Estadual em Tempo Integral Maria Eva, localizada no município de Presidente Figueiredo.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Projeto Escola em Paz, e teve como foco promover atividades restaurativas com 160 estudantes e 20 profissionais da escola, incluindo professores, assistente social, psicóloga e a promotora de Justiça Fábia Melo Barbosa de Oliveira.
Em formato circular, a ação abordou temas como bullying e convivência saudável, com o intuito de prevenir a violência no ambiente escolar e promover uma cultura de paz entre os alunos. A escolha de círculos no desenvolvimento das atividades permite um melhor compartilhamento de experiências e o fortalecimento dos laços entre os participantes, incentivando o diálogo e a empatia.
O município de Presidente Figueiredo foi o primeiro fora de Manaus a ser contemplado com o projeto em 2024, como parte de um Acordo de Cooperação Técnica que visa atender escolas tanto na capital quanto no interior do Amazonas. Além das atividades realizadas, a escola receberá o "Relógio da Paz", um instrumento pedagógico que simboliza o compromisso com a pacificação social e a prevenção de conflitos no ambiente escolar.
Coordenadora do Nupa, a procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza exaltou a expansão das atividades para o interior. "Foram momentos que nos trouxeram a certeza da imperiosa necessidade de não nos afastarmos da sociedade. A escola é lugar de se trabalhar prevenção e o projeto se alinha com esse entendimento", afirmou.
Texto: Poliany Rodrigues
Foto: Divulgação