Projeto “Inovação 360° MP Amazonas” visa modernizar serviços e ampliar eficiência
- Criado: Quarta, 02 Outubro 2024 17:30
- Publicado: Quarta, 02 Outubro 2024 17:30
Novo projeto faz parte da parceria entre MPAM, Suframa, Softex Amazônia e Venture Hub Manaus
Transformar a instituição por meio da modernização de seus processos e da promoção de soluções inovadoras para os desafios operacionais e sociais do Estado. É com esse propósito que foi oficialmente lançado, nesta quarta-feira (02/10), o projeto “Inovação 360°”, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). O evento ocorreu no auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Liderado pelo iMPacta Lab, o Laboratório de Inovação do MPAM, o projeto tem como principais pilares a adoção de novas tecnologias, capacitação de servidores e parcerias estratégicas. Entre os parceiros, destacam-se a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Softex Amazônia e a aceleradora de startups Venture Hub Manaus.
Durante o lançamento, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, enfatizou a importância do projeto para o futuro da instituição. “O ‘Inovação 360°’ é uma declaração de nosso compromisso em tornar o MPAM mais ágil, eficiente e preparado para os desafios do século 21”, afirmou o PGJ.
O promotor de Justiça André Lavareda, coordenador do iMPacta Lab, destacou o caráter transformador do projeto: “É um divisor de águas. O Ministério Público está se transformando e, à medida que a sociedade se transforma, nossa atuação também precisa se adequar. A inovação é um caminho para proporcionar um serviço de excelência em todas as comarcas do Estado, seja na capital ou no interior. Nosso objetivo é reduzir burocracias e automatizar processos para que possamos focar na resolução dos problemas da sociedade”, disse.
O projeto prevê o uso de tecnologias como inteligência artificial, automação e análise de dados, especialmente em áreas estratégicas, como o combate à corrupção e a preservação do meio ambiente. Túlio Condé Duarte Silva, diretor da Venture Hub Manaus, destacou que a inovação gera impacto positivo, tornando o MPAM mais eficiente e acessível.
Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, também abordou a importância no contexto do Judiciário: “É um dos poderes que mais inova no Brasil, e o MPAM segue esse percurso ao buscar constantemente aprimorar seus serviços. Temos um acordo de cooperação de cinco anos que permitirá não apenas o desenvolvimento contínuo, mas também a possibilidade de replicar esse modelo para outros Ministérios Públicos do Brasil”, apontou.
Sobre o projeto
O “Inovação 360° MP Amazonas” pretende estabelecer uma cultura de inovação contínua na instituição. Nesta primeira etapa, realizará workshops para identificar desafios internos e propor soluções tecnológicas. O foco é capacitar servidores e promover a colaboração, visando atender de forma mais eficiente às demandas da população.
Confira mais imagens do evento no Flickr do MPAM.
Texto: Poliany Rodrigues
Foto: Hirailton Gomes