Projeto “Escola em Paz” chega à Escola Estadual Tiradentes

EscolaemPazTiradentesSelo 202ba

Atividade contou com abertura de espaços de fala de experiências e sentimentos

Como parte das iniciativas de promoção do diálogo e construção de espaços seguros para todos, o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas (Nupa-MPAM), realizou, na manhã desta quarta-feira (02/10), um “Círculo de Construção da Paz”, na Escola Estadual Tiradentes, localizada na zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, estiveram presentes pais de pessoas com deficiência.

Em formato circular, a ação tem como objetivo compartilhar os sentimentos e desafios referentes ao cuidado com filhos PCD, estimulando o direito de falar, escutar, refletir e aprender a partir das experiências compartilhadas.

A atividade, dividida em etapas, iniciou-se com a apresentação dos participantes, momento em que escolhiam uma palavra relacionada à temática. A dinâmica seguiu com quem portasse a flor de girassol — símbolo do projeto —, o que conferia à pessoa o direito de falar e, ao terminar, passar a palavra à pessoa do lado, até o fechamento do círculo.

Logo depois, foram realizadas atividades com objetos de palavras, colocados no centro, e a programação chegou ao fim com a escolha de uma palavra de sentimento que representasse o participante ao sair do encontro.

O Nupa-MPAM planeja retornar à escola no dia 21 de outubro para a entrega do relógio do projeto “Escola da Paz” e a certificação de instituição parceira.


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Hirailton Gomes