Setembro Amarelo: MP do Amazonas realizará evento dedicado à saúde mental

180924 Card Evento Setembro Amarelo Divulgação 2 ef88b

Iniciativa é permanente e integra Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos Integrantes do Ministério Público

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas à prevenção do suicídio, abordando temas como autocuidado e resiliência, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, promoverá, no próximo dia 25 de setembro, a partir das 13h, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o evento “Está tudo bem pedir ajuda - Juntos somos mais fortes”. Destinado a todo o corpo de membros e servidores do MP, o encontro abordará a redução de riscos ou agravos à saúde.

A intenção da comissão, presidida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais Aguinelo Balbi Júnior, é colocar o MPAM como facilitador na construção de uma rede de suporte intersetorial em prol da sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAM, Suanma Uchoa de Araújo, o evento representa uma oportunidade fundamental para expandir o entendimento sobre um tema tão delicado e crítico. “A conscientização e a capacitação sobre como identificar sinais de alerta e oferecer apoio adequado podem fazer uma diferença significativa na vida das pessoas que nos cercam”, comentou.

As inscrições podem ser realizadas neste link: https://forms.office.com/r/U7QHh7HumA

Em agosto, o MPAM iniciou o calendário de acompanhamento e atenção à saúde mental com a realização de outro evento interno, reforçando o compromisso com a sensibilização sobre o tema. A ação contou com o psicólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), André Carvalho, que abordou a redução de estigmas, explorando práticas pedagógicas e sociais que proporcionam um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso.

SetembroAmareloPalestrantes adefc

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulga a campanha Setembro Amarelo, com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, que intensifica as ações de prevenção ao suicídio, realidade que afeta um grande número de pessoas e causa prejuízos a toda a sociedade. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), todos os estados brasileiros já possuem atendimento telefônico gratuito para prevenção ao suicídio, realizando apoio emocional voluntário 24 horas por dia.

Canais de ajuda do Centro de Valorização da Vida:

Telefone: 188
Site: https://www.cvv.org.br/
Email: https://www.cvv.org.br/e-mail


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Divulgação