Ação do Nupa-MPAM mobiliza alunos da Escola Estadual Francelina Assis Dantas, no bairro Alvorada
- Criado: Sexta, 13 Setembro 2024 16:24
- Publicado: Sexta, 13 Setembro 2024 16:24
Programação teve círculo de construção de paz com estudantes e docentes do Projeto Escola em Paz
Tendo como escopo o fomento à cultura da paz, o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) levou uma programação de práticas restaurativas e círculos de construção de paz à Escola Estadual Francelina Assis Dantas, situada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. A ação, realizada na última quinta-feira (12/09), mobilizou 240 estudantes.
A equipe de facilitadores do Nupa/MPAM realizou os círculos, enquanto acadêmicos da Escola Superior de Artes da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA) conduziram atividades lúdicas. Ambas as atividades tiveram como temática o bullying, em prol da cultura da paz e da pacificação social. Também foi desenvolvida uma dinâmica com a equipe de professores cujo tema gerador foi a convivência saudável.
Nos próximos meses, serão atendidas mais 17 escolas, entre instituições das secretarias de Estado de Educação e Lazer (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), da capital e do interior. As escolas serão contempladas com círculos de construção de paz, diálogos restaurativos, palestra de comunicação assertiva e atividades pedagógicas da UEA.
A ação tem como propósito, por meio dessas atividades, transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e seguro, utilizando práticas lúdicas que promovem o respeito mútuo entre os estudantes.
O projeto
Sob a coordenação da procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza, o Nupa foi criado em 19 de julho de 2018 e tem como finalidade o fomento e a execução de ações e projetos voltados ao incentivo da autocomposição no âmbito da atuação do Ministério Público, por meio da aplicação de métodos adequados de resolução de conflitos e de práticas restaurativas, com o objetivo de subsidiar a atuação ministerial resolutiva, promovendo política pública de pacificação social.
Foto: Divulgação