Renovada, nova sede da Promotoria de Justiça de Boca do Acre é entregue à população da Calha do Purus

PromotoriaBocadoAcreSelo 2bf45

Situado no Sul do Amazonas, município é o 14° do interior do Estado a receber atenção especial do MPAM

BOCA DO ACRE (AM) – Com a implantação de um portal detector de metais e ampliação do sistema de vigilância, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) reinaugurou, no início da noite desta segunda-feira (15/07), a sede da Promotoria de Justiça de Boca do Acre reformada e revitalizada. A solenidade contou com a presença de várias autoridades locais.

A sede bocacrense é a 14ª promotoria reformada ou construída pelo procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, nos últimos meses. Situada na avenida Júlio Toá, nº 198, bairro Platô do Piquiá, a Promotoria de Boca do Acre ocupa um terreno de 345 m². Ela dispõe de sala para promotor de Justiça, recepção, sala técnica, área de apoio, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), bem como estacionamento.

Além de seguir todas as regras de acessibilidade e ter uma estação própria de tratamento de água e esgoto, a sede da Promotoria tem um módulo de geração de energia solar, o que permite uma maior economia e uso de energia “limpa”. A reforma na sede da promotoria reforça o compromisso do Ministério Público com a ampliação e o aprimoramento dos serviços em prol da população, da defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição.

Solenidade e reconhecimento

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, falou da importância de Boca do Acre para a Calha do Purus e reconheceu o espírito aguerrido e trabalhador do bocacrenses. "Almejamos levar à população de Boca do Acre a Justiça social, desempenhar a nossa missão da melhor maneira possível e corresponder às expectativas deste povo batalhador. O prédio que está sendo entregue aqui, todo revitalizado, dará dignidade para que possamos receber com carinho e responsabilidade cada cidadão desta cidade", enfatizou.

Para o procurador-geral a reinauguração da Promotoria de Boca do Acre é um avanço, principalmente, para o interior do Amazonas, "porque traz dignidade e possibilita ao promotor atuar não só como fiscal da lei, mas, principalmente, como defensor da sociedade". "Assim, construiremos um Amazonas diferente", concluiu o PGJ.

O promotor de Justiça de Boca do Acre, Marcos Patrick Sena Leite, parabenizou o MPAM por interiorizar e fortalecer o órgão. "Reconheço a importância de o Ministério Público ter a sua própria casa. Aqui, ouviremos todas as pessoas. O MP goza de um prestígio muito grande junto à sociedade e isso deve ser mantido. A construção e a manutenção de uma sede na cidade é o reconhecimento da instituição aos moradores", afirmou.

Presente na solenidade, o defensor público Ricardo Paiva elogiou a reforma e as melhorias na Promotoria de Boca do Acre, enfatizando que a expansão do MP no Estado mudará a realidade no interior. "A Defensoria Pública está presente porque entende a importância desse momento para o Ministério Público, mas, principalmente, para a população no interior, que terá acesso à Justiça. Construindo um prédio próprio, nós começamos a interiorizar os serviços. Assim, se começa a mudar a realidade do interior do estado do Amazonas, dando dignidade às pessoas", ponderou.

PromotoriaBocadoAcreColagem c4e77

Sedes construídas e reformadas

Até o momento, sob o comando do PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, 14 municípios foram beneficiados com a ampliação dos serviços das promotorias, proporcionados por construções, revitalizações e reformas.

Os municípios que ganharam sede nova foram Coari, Manacapuru, Maués, Anori, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Urucurituba. Já Itamarati, Carauari, Barreirinha, Tefé, Autazes e Novo Airão tiveram suas sedes reformadas. As comarcas de Lábrea e Manicoré, por sua vez, serão as próximas a terem prédios próprios inaugurados.

Texto: Elvis Chaves
Foto: Ulisses Farias