Em sorteio, MPAM define duelos de abertura da 20ª edição do Júri Simulado

roda de conversa 10 b09b1

Evento acontece de 3 a 7 de junho com a presença de 60 acadêmicos de direito de dez universidades

Marcado para o período de 3 a 7 de junho, a 20ª edição do Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), teve seu chaveamento definido nesta quarta-feira (08/05).  Representantes das dez universidades, que atuarão no simulado deste ano, participaram do sorteio, realizado no auditório Gebes de Mello Medeiros.

Cada equipe terá seis acadêmicos do curso de direito, sendo três titulares e três suplentes, totalizando 60 competidores de dez universidades.

Ao final, os três melhores times serão contemplados com medalhas, troféus e premiação em dinheiro, com valores entre R$ 1,4 mil e R$ 3 mil. Também haverá prêmios para os destaques individuais. "O Júri Simulado do MPAM é uma oportunidade única de troca de experiências, é um marco na vida desses estudantes de direito, que se preparam para desafios futuros", avaliou o procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

O Júri Simulado do MPAM é considerado um dos mais tradicionais do Amazonas. A edição 2024 homenageia o procurador de Justiça, escritor e ex-locutor esportivo Nicolau Libório dos Santos Filho. 

Para o chefe do Ceaf, o promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, o Júri Simulado é um programa de inserção social que aproxima, cada vez mais, o Ministério Público do ensino superior. “Além disso, nós estabelecemos uma simbiose entre prática e teoria com esses futuros profissionais. Há juízes, promotores e advogados que participaram de júris simulados e lembram disso com muito satisfação, como um momento importante da sua vida estudantil e profissional”, complementou.

Este ano vão participar do Simulado do MPAM os estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas  (UEA), da Universidade Paulista  (Unip), da Universidade Nilton Lins, da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), do Instituto Amazônico de Ensino Superior (Iames), do Centro Universitário do Norte (UniNorte), do Centro Universitário Fametro e das Faculdades Santa Teresa e La Salle.

No ano passado, a Uninorte faturou o título da competição, seguida da Martha Falcão em 2º e da Fametro em 3º.

 

Texto: Lennon Jorge

Fotos: Hirailton Gomes