Sílvia Tuma é a nova presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos MPs

WhatsApp Image 2024 03 01 at 2.57.50 PM c89a3

Presidente e Nova Diretoria do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos MPs tomaram posse para o ano-exercício de 2024, em solenidade na capital do AM

Na noite desta quinta-feira, 29/02, a Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Sílvia Abdala Tuma, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU). A solenidade de posse ocorreu no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na Av. Sete de Setembro, 1546 - Centro, Zona Sul de Manaus. Na ocasião, a nova Diretoria do CNCGMPEU, eleita em 8 de novembro de 2023, também foi empossada.

Ao passar o comando do Conselho, a ex-presidente, Cleonice de Souza Lima, destacou a árdua missão de ser corregedora e expressou um sentimento de missão cumprida, desejando sucesso à nova diretoria.

"Não é fácil ser corregedor, porém, ao encerrar este ciclo, sinto um profundo sentimento de missão cumprida e desejo sinceramente boa sorte à nova diretoria que assumirá o comando. Vamos caminhar de mãos dadas, guiados pela confiança e pelo compromisso com a excelência e a justiça", disse Cleonice Lima.

A nova Presidente, Sílvia Abdala Tuma, por sua vez, enfatizou a honra em ser a primeira mulher amazonense a assumir a presidência do CNCGMPEU, destacando a responsabilidade em dar continuidade ao trabalho de sua antecessora, ressaltando os desafios que a nova diretoria enfrentará.

"É uma grande honra para mim ser a primeira mulher amazonense a presidir o Conselho Nacional de Corregedores-Gerais. Pretendo dar continuidade ao trabalho da minha antecessora, Dra. Cleonice de Souza Lima. Vou fortalecer a colaboração entre o CNMP e as Corregedorias para orientar promotores e procuradores. Além disso, acredito na importância da Corregedoria na orientação e formação dos membros. Planejo trabalhar ativamente para melhorar o desempenho dos promotores de justiça e atender às necessidades da sociedade", declarou Sílvia Tuma.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, elogiou o trabalho competente realizado pela Corregedora-Geral do MPAM, agora presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais. O PGJ expressou votos de sucesso nessa nova e importante missão.

A nomeação da Dra. Sílvia Tuma para liderar este importante conselho é um reflexo do reconhecimento de sua competência, dedicação e compromisso com os valores e princípios que norteiam o Ministério Público. Sabemos que a tarefa que lhe é confiada é de grande responsabilidade, pois cabe a este conselho zelar pela correção, pela ética e pela eficiência de nossos membros, garantindo assim a integridade e a credibilidade de nossa instituição perante os cidadãos brasileiros”, afirmou o PGJ, Alberto Nascimento.

Na mesa de honra estiveram presentes Cleonice de Souza Lima, Corregedora-Geral do MPBA, concluindo seu mandato como Presidente do Conselho, e Sílvia Tuma, Procuradora de Justiça do MPAM e Corregedora-Geral do MPAM, assumindo a presidência do CNCGMPEU; Sérgio Litaiff Filho, Secretário de Estado pelo Governo do Amazonas; Nélia Caminha Jorge, Desembargadora de Justiça representando o TJAM; Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, PGJ do MPAM; Ângelo Fabiano Farias da Costa, Desembargador do Trabalho, representando o TRT-11ª Região; Rafael Lins Bertazzo, Procurador-Geral do Município representando a Prefeitura de Manaus; Jussara Pordeus, Procuradora de Justiça e Ouvidora-Geral do MPAM; Luis Fabian Pereira Barbosa, Conselheiro de Contas, representando o TCE-AM; Alessandro Samartin de Gouveia, Promotor de Justiça e Presidente da AAMP; Karlla Alynne Queiroz d'Oliveira, Defensora Pública representando a DPE-AM; e Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador Regional do Trabalho representando o MPT-AM.

Confira mais imagens do evento no Flickr do MPAM.