Projeto IDH+ chega à Câmara dos Deputados, em Brasília

Design sem nome 69 c92c6

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) apresentou o projeto IDH+ na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o intuito de angariar apoio das autoridades públicas dos Poderes Legislativo e Executivo para viabilizar sua implementação no estado do Amazonas. O deputado federal Amom Mandel foi o primeiro parlamentar contatado para discutir o projeto.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, deu início à apresentação da iniciativa destacando os principais pontos relacionados à desigualdade social nos municípios do Amazonas e à carência de indicadores que reflitam com precisão a situação do desenvolvimento das regiões. 

“No Amazonas, desafios ambientais e socioeconômicos demandam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida pós-pandemia e preservar a floresta. O objetivo do projeto proposto é elevar o IDH na região, incluindo o Ministério Público como propulsor de políticas públicas. A urgência do apoio diante das dificuldades de acesso aos municípios amazonenses torna essa iniciativa fundamental”, pontuou o PGJ. 

Seguindo com a apresentação do Projeto, o Coordenador do IDH+, Promotor de Justiça Lauro Tavares, ressaltou a complexidade da realidade no interior do Amazonas e explicou como seria a implementação inicial da ação.

"Contamos com a colaboração de 35 instituições governamentais e não governamentais em um esforço conjunto para realizar oficinas e escutas sociais, a fim de identificar e ajustar indicadores relevantes nos municípios. Inicialmente, concentramos nossos esforços em ouvir as pessoas envolvidas com esses indicadores, iniciando o projeto em Coari, um município desafiador marcado por disparidades sociais. Destacamos a flexibilidade dos indicadores iniciais, que podem ser ajustados conforme as necessidades locais. Nosso objetivo é expandir essa iniciativa para outros municípios, adaptando nossa abordagem com base nas lições aprendidas ao longo do caminho", explicou o Coordenador.

Com dados mais técnicos, o Chefe da Divisão de Controle Interno (DCI) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) apresentou os dados e as informações sobre as pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Atlas acerca dos indicadores de desenvolvimento humano.

O Deputado Federal Amom Mandel reforçou a importância do IDH+ sinalizando sua participação no desenvolvimento das próximas etapas do projeto.

A reunião contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; do Deputado Federal, Amom Mandel; do Coordenador do Projeto IDH+, Promotor de Justiça Lauro Tavares; da Ouvidora-Geral do MPAM, Jussara Maria Pordeus e Silva; da Secretária Geral do MPAM, Renilce Helen Queiroz de Sousa; Chefe da DCI, Bruno Lorenzi; Assessores do MPAM e do Deputado.