Promotor de Justiça do MPAM, Alessandro Samartin de Gouveia, recebe Título de Cidadão do Amazonas

image 89f16A trajetória do homenageado é marcada por uma sólida formação acadêmica e profissional, destacando-se não apenas por suas qualificações, mas também por sua dedicação ao serviço público

O Promotor de Justiça do MPAM, Alessandro Samartin de Gouveia, foi agraciado com o Título de Cidadão do Amazonas em uma Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A cerimônia ocorreu no dia 26/02, às 10 horas, no Plenário Ruy Araújo, na Sede da ALEAM. O reconhecimento se deu por meio da Lei nº 6.474/2023, aprovada a partir de Projeto de Lei de autoria dos Deputados Roberto Cidade e João Luiz.

Graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió em 2004, Alessandro Samartin de Gouveia possui uma extensa lista de especializações, incluindo Direito Processual, Política e Gestão da Saúde Pública para o MP, Prevenção e Repressão à Corrupção, além de ser Mestre e Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Sua atuação como Promotor de Justiça, bem como Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) tem sido pautada pela ética, competência e comprometimento com a defesa dos direitos e interesses da sociedade. O Título de Cidadão do Amazonas é uma justa homenagem a um profissional que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e a promoção da justiça em nosso Estado.

53554077915 38ae8b5417 o fff7d

É uma grande surpresa receber esse Título por parte da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e, do mesmo tamanho e surpresa, é o sentimento de gratidão e a honra por ter sido escolhido pela Assembleia para receber o maior Título de vínculo com o Estado do Amazonas, que é ser reconhecido como Cidadão Amazonense”, afirmou o Promotor de Justiça, Alessandro Samartin.

Compuseram a mesa da solenidade Sílvia Abdala Tuma, Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas; Lílian Maria Pires Stone, Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, neste ato representando o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; Márcio Lima, Major do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); Isaltino Barbosa Neto, Procurador Adjunto do Estado, neste ato representando o Governo do Amazonas; Deputado João Luiz; Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, Juiz de Direito, neste ato representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); Marcelo Lima Filho, Tabelião do 6º Tabelionato de Notas; Márcio Tavares, Vereador da CMM; e Alessandro Samartin, Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público e homenageado do evento.