MPAM promove dinâmica de Construção de Paz com novos residentes jurídicos

dinâmica com selo 10eae

Ação faz parte do projeto Conectados

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), nesta quinta-feira 07/12, realizou uma atividade como parte da programação do projeto Conectados, os participantes da vez foram os novos residentes jurídicos do órgão. A dinâmica consistiu num círculo de construção de paz, que é uma prática restaurativa, dentro da metodologia da gestão restaurativa.

O “Círculo de Construção de Paz” é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (NUPA/MPAM), coordenado pela Procuradora de Justiça Anabel Mendonça, que visa realizar círculos de diálogo, de aprendizagem e outros tipos de círculos, com servidores do Ministério Público. Com o objetivo de criar conexões, reflexões, empatia e um senso de coletividade maior.

Essa atividade exemplifica o comprometimento do MPAM em incorporar abordagens inovadoras e alinhadas aos princípios da Justiça Restaurativa, contribuindo para um ambiente jurídico mais colaborativo e eficiente. A programação é uma resposta à Resolução n.º 118/2014 do Conselho Nacional do Ministério Público e outras normativas que incentivam o uso da Justiça Restaurativa como alternativa eficaz na prevenção e solução de conflitos.