MPAM integra capacitação “Fortalecendo a Proteção Infantojuvenil” para os Municípios do AM

romina COM SELO ab3ce

A união de forças entre MPAM e CEDCA reforça o compromisso de enfrentar, de maneira articulada, os desafios que permitem a proteção dos direitos da criança e do adolescente no cenário amazônico

Na manhã de terça-feira, 14/11, o Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ), integrou a capacitação “Fortalecendo a Proteção Infantojuvenil”, realizada através de videoconferência, realizada nos estúdios do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A capacitação é uma ação do MPAM com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDCA).

A videoconferência contou com a audiência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, além de membros do MPAM, evidenciando a convergência de esforços para fortalecer as políticas de proteção integral aos direitos infantojuvenis.

A Coordenadora do CAO-IJ, Promotora de Justiça, Romina Carmen Brito Carvalho, destacou que a videoconferência proporcionou um ambiente virtual propício para a discussão de temas cruciais relacionados à promoção e garantia dos direitos da infância e adolescência.

“Compreender o papel do CMDCA e do Conselho Tutelar é fundamental, principalmente por se tratar de espaços que funcionam como mecanismos de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A troca de experiências e a identificação de desafios comuns durante uma videoconferência certamente contribuirão para aprimorar as estratégias de atuação nessas importantes instâncias de proteção”, explicou a Coordenadora.

Durante a capacitação, o MPAM apresentou experiências, dados relevantes e destacou a importância da integração entre as diversas esferas de atuação para um enfrentamento eficaz das manifestações de direitos. A CEDCA, por sua vez, reforça seu compromisso institucional com a defesa dos direitos humanos, em especial da população mais vulnerável.