Começam os confrontos do XIX Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas

jurisimulado13 6a1d9

Estudantes de Direito de dez Instituições de Ensino Superior do Amazonas participam do concurso que, este ano, presta homenagem à Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle, falecida em 2021

mais fotos neste link ou aqui

Teve início na manhã de hoje (13/11), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, os confrontos da fase preliminar do XIX Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle. O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, presidiu a mesa de honra do evento que contou com a presença das duas filhas da homenageada e a primogênita, Aline do Couto Valle Albuquerque, discursou em agradecimento pela homenagem na abertura do evento.

“Em 2009, estivemos aqui neste auditório, em momento de grande alegria com minha mãe, Nina, quando ela foi promovida por merecimento ao cargo de Procuradora de Justiça. Em 2021, nos despedimos dela, soltando balões brancos na cerimônia do seu falecimento. Nesta Casa, minha mãe trabalhou de forma honesta e justa pela correta aplicação da lei, com o extremado amor que ela dedicava ao esse mister. Estar aqui, neste momento, traz para perto de nós a presença de nossa mãe, Antonina”, declarou Aline do Couto Valle.

Representando o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPAM), a Promotora de Justiça Clarissa Moraes Brito saudou as equipes inscritas no Júri Simulado, desejando que o certame fosse de alegria e de pleno aproveitamento profissional aos participantes e às filhas da homenageada, Fabiana e Aline, “herança que toda mãe gostaria de deixar”.

Visivelmente emocionado, o PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior pediu que a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Lílian Maria Pires Stone, prestasse o discurso em homenagem à patrona do Júri deste ano. “Este é um momento de grande emoção e nada mais justo que a pessoa mais próxima da Dra. Antonina, por sua condição de mulher e mãe, possa expressar nosso sentimento neste momento”, declarou.

Em seu discurso, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Lílian Maria Pires Stone, falou sobre a “grande mulher” que era Antonina, “extremamente educada”, o que se evidenciava na qualidade da formação dada às filhas.

Em reconhecimento ao trabalho de Antonina Maria de Castro do Couto Valle, Aline do Couto Valle recebeu das mãos do PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, a medalha alusiva aos 131 anos do MPAM. Também compuseram a mesa de honra, o Juiz Federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro; a Corregedora-Geral do MPAM, Sílvia Abdala Tuma; o Assessor do Gabinete de Assuntos Jurídicos (GAJ), Fabrício Santos Almeida; o Coordenador do GAECO e Promotor de Justiça, Igor Starling; e os Promotores de Justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida (102ª PJ), Márcia Cristina de Oliveira (20ª PJ), Laís Rejane Freitas (84ª PJ), Luiz Lobão Filho (89ª PJ), Marcelo Sales Martins (15ª PJ).

jurisimulado13a c0109