Justiça atende ação do MPAM para implantação do SAMU em Atalaia do Norte

AMBULANCHA COM SELO 4f410

Decisão determina que prefeitura implemente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no prazo de seis meses

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio de decisão judicial, obteve atendimento da Ação Civil Pública (ACP), que solicitava ao Município de Atalaia do Norte a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por meio de sentença, a justiça definiu o prazo de seis meses para a implementação do serviço e, em caso de descumprimento, a multa diária aplicada ao Município será de R$10.000,00 (dez mil reais).

“Garantir a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Município de Atalaia do Norte possibilitará um atendimento célere nas situações de urgência ou emergência na área da saúde a toda população. Essa ação foi proposta no ano passado em razão da falta do serviço em Atalaia do Norte e a juíza da Vara local condenou o Município a implementar o SAMU no prazo de seis meses”, disse o Promotor de Justiça, Elanderson Lima Duarte.

Segundo o Inquérito, o Município já havia recebido recursos financeiros para embarcações que serviriam como unidades móveis aquáticas, além de um veículo terrestre, mas não teria implementado o serviço de saúde até o momento da instauração da ACP, em agosto de 2022, prejudicando a população e o acesso à saúde.

 

Foto: SEMUSA