Desafios atuais e futuros da Pessoa Idosa é tema de evento na sede do MPAM

IDOSO COM SELO e3e4d

Idosos em situação de rua, vulnerabilidade familiar e em acolhimento institucional configuram desafios na luta protetiva a direitos e garantias assegurados em lei

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou nesta segunda-feira (2/10), em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, o Seminário ‘Desafios Atuais e Futuros na Assistência Social à Pessoa Idosa: Perspectivas para o Ministério Público’. Idealizado pelo titular da 42ª Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, Promotor de Justiça Vitor Fonseca, o seminário ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, reunindo Membros, Servidores e Estagiários do MPAM, bem como representantes dos diversos órgãos envolvidos na proteção à Pessoa Idosa.

Segundo o Promotor de Justiça Vitor Fonseca, o evento busca ampliar o debate acerca dos direitos e garantias assegurados em lei a esta população, em comemoração aos vinte anos do Estatuto da Pessoa Idosa. “O direito à Assistência Social, que não se confunde com a situação do idoso institucionalizado, é de fundamental importância para a dignidade dessas pessoas, devendo ser garantido a todas as pessoas idosas em situações de rua, em vulnerabilidade familiar e dependentes de cuidados, como os que são oferecidos nas unidades Centro Dia”, declarou.

Na abertura do evento, o chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, destacou a importância do tema e a atuação ministerial na área, declarando que “respeitar a Pessoa Idosa é respeitar a si mesmo”. Em seguida, houve a apresentação do Coral da UnATI, sob regência da maestrina e musicista Nadine Cris.

A Subsecretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Graça Prola, palestrou sobre a Pessoa Idosa em Situação de Rua. “A maior parte deles possui familiares, mas essas relações estão, quase sempre, fragilizadas ou mesmo rompidas. Temos nos esforçado em ampliar a oferta de Centros Dia para essas pessoas”, declarou.

Palestrando sobre a Terceira Idade: Pessoa Idosa em Risco Familiar, o psicólogo Carlos Alberto Almeida, afirmou que “os maiores problemas enfrentados pela Pessoa Idosa ocorrem no seio da família, que rejeita ou mesmo negligencia sua condição física, psíquica e emocional”.

A última palestra foi ministrada pela Assistente Social da Fundação Dr. Thomas, Michele Macedo Falcão, sobre a situação das pessoas idosas institucionalizadas. O evento reuniu representantes dos conselhos Municipal e Estadual do Idoso, Fundação Dr. Thomas, Casa do Idoso São Vicente de Paulo, Fórum Municipal do Idoso, Seapi/Sejusc, Semasc, Seas, comissões legislativas da Pessoa Idosa, dentre outros.