MPAM inspeciona unidades de Acolhimento Institucional em Manaus

ABRIGOS com selo 4708a

O Calendário de Inspeções atende a Resolução 71/2011 do Conselho Nacional do Ministério Público

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) iniciou, neste mês de agosto, as inspeções semestrais nas unidades de Acolhimento Institucional voltadas às crianças e adolescentes, em Manaus. Na sexta-feira (25/8), a Promotora de Justiça Christiane Dolzany, titular da 27ª Promotoria da Infância e da Juventude Cível, visitou as entidades Monte Salém, no bairro Tarumã, e O Pequeno Nazareno, no bairro Colônia Terra Nova, com apoio da equipe do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), formada por assistente social, pedagoga, psicóloga e engenheiro, todos Agentes Técnicos do MPAM. E nesta quarta-feira (30/08), visitou o Abrigo Moacyr Alves, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

Durante as visitas são inspecionadas as condições estruturais e de recursos humanos, principalmente para verificação do atendimento aos direitos das crianças e adolescentes em acolhimento e a necessidade da adoção de medidas para eventuais correções. O Calendário se estende ao mês de setembro e, ao todo, serão inspecionados nove instituições da capital amazonense.

“As visitas, além de serem importante instrumento para levantamento das condições de funcionamento destas instituições, são fundamentais para que o Promotor de Justiça possa dialogar com os profissionais envolvidos, ouvi-los acerca dos trabalhos realizados e discutir um pouco sobre cada caso de criança ou adolescente assistido. Esta aproximação é essencial para que o representante do MPAM possa ter conhecimento fático da realidade e ter contato com todos que compõe a rede de proteção da infância, favorecendo a escuta de todos envolvidos e a colaboração que cada um pode dar para melhoria dos serviços e a situação de cada assistido”, explicou a Promotora de Justiça Christiane Dolzany.

mosaico abrigos e172f