Grupo Nacional de Direitos Humanos realiza primeira reunião na nova gestão do Procurador-Geral de Justiça amazonense

fotocapagndhmpam 4ffd0

O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) se prepara para iniciar um novo ciclo sob a liderança do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. A reunião está marcada para acontecer nesta quinta-feira, 31/8, e promete ser um passo importante para a atuação do Grupo na defesa dos direitos humanos no Brasil.

 De acordo com o Presidente, os esforços do Grupo Nacional de Direitos Humanos são essenciais para garantir que todos, independentemente de sua idade, origem, raça, religião, orientação sexual ou identidade de gênero, possam usufruir seus direitos humanos inalienáveis.

“Precisamos continuar trabalhando, incansavelmente, para eliminar a discriminação, promover a justiça social e garantir que as vozes das pessoas marginalizadas sejam ouvidas. Neste novo ciclo do GNDH, temos a oportunidade de fortalecer nossa rede de colaboração e solidariedade. Devemos aproveitar este momento para aprender uns com os outros, compartilhar as melhores práticas e desenvolver estratégias inovadoras para enfrentar os desafios emergentes”, declarou Alberto Nascimento, PGJ do MPAM e Presidente do GNDH.

O evento terá início às 8h45, horário de Brasília, com o acesso à plataforma Microsoft Teams e acolhimento dos participantes, seguido por uma solenidade de abertura marcada às 9h. A III Reunião Virtual do GNDH – 2023 contará com a presença de Membros do Ministério Público de todo o País.

Uma das palestras mais aguardadas do dia ocorrerá às 10h, quando a Dra. Ivana Lúcia Franco Cei, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP) e Conselheira eleita do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), discutirá o tema ‘CNMP e atuação Resolutiva do Ministério Público Brasileiro’. A palestra tem por objetivo esclarecer questões cruciais que permitirão a atuação do Ministério Público na defesa e na proteção dos direitos humanos no País.

A partir das 14h, as atividades se dividirão em reuniões simultâneas das Comissões Permanentes, permitindo um debate mais aprofundado e a elaboração de propostas concretas para a promoção dos direitos humanos no Brasil. Às 16h, os participantes retornarão ao Plenário, onde cada comissão terá 10 minutos para apresentar seus encaminhamentos e propostas.

Às 16h45, haverá informações sobre a IV Reunião Ordinária do GNDH, que acontecerá no Ministério Público do Amazonas (MPAM), consolidando o compromisso da nova gestão com a descentralização das atividades do grupo.

A palavra final ficará a cargo do Procurador-Geral de Justiça e Presidente do GNDH, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que encerrará os trabalhos, às 17h15, destacando os principais pontos discutidos e as perspectivas para a atuação do GNDH sob sua liderança.