Procuradoras de Justiça prestigiam lançamento de aplicativo “Ronda Maria da Penha”

capamariadapenhajussara1 6efac

Aplicativo idealizado pelo TJAM e desenvolvido pela PMAM informatiza os procedimentos de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas

Com mapeamento de vítimas e agressores, interface com WhatsApp, coleta de dados e compartilhamento de informações em tempo real, o aplicativo “Ronda Maria da Penha” foi lançado nesta segunda-feira, 28/8, durante evento no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Idealizado pelo TJAM e desenvolvido pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o aplicativo tem a finalidade de informatizar os procedimentos de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas, modernizando a aplicação da Lei Maria da Penha.

“Eu parabenizo o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar pela implantação desse aplicativo ‘Ronda Maria da Penha’ e também a todos aqueles Promotores de Justiça e Juízes incansáveis que atuam na Maria da Penha para diminuir essa triste estatística de violência contra a mulher”, disse a Ouvidora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Pordeus, que, junto com a Procuradora de Justiça Anabel Mendonça, representaram o Ministério Público do Amazonas (MPAM) no evento.

Para a titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM, Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, a tecnologia de desenvolvimento de aplicativos é, hoje, o método mais rápido e fácil no aprimoramento das medidas que possam auxiliar as mulheres que sofrem com violência doméstica e familiar.

Na ocasião, a Ouvidora-Geral do MPAM apresentou o trabalho que vem sendo realizado na Ouvidoria da Mulher, que, para ela, será beneficiado pelo lançamento do aplicativo, no qual o registro será feito em tempo real.

O aplicativo foi uma pesquisa acadêmica de Cynthia Rocha Mendonça, servidora do TJAM, desenvolvida durante curso de Mestrado.