Participação expressiva marca abertura do V Congresso do Ministério Público do Estado do Amazonas

congresso 267e6

O evento dá início a 20 horas de programação, divididas em sete palestras e quatro eixos de debates relacionados à resolutividade do Órgão Ministerial

A cerimônia de abertura do V Congresso do Ministério Público do Estado do Amazonas, realizada nesta quarta-feira (26/7), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, reuniu centenas de participantes, dentre autoridades e público em geral. O evento é o ponto alto da programação alusiva aos 131 anos de existência do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, a cerimônia contou com a presença do Governador do Amazonas, Wilson Lima, dentre outras autoridades.
“Uma atuação resolutiva também é o que a população espera do Ministério Público, mesmo às vezes sem entender tecnicamente nossas atribuições. Um Promotor presente, atento às necessidades da comunidade, que sai do seu gabinete e utiliza seu poder de articulação com demais órgãos a fim de solucionar eventuais conflitos, assumindo uma identidade proativa, promovendo a paz social, é o que a sociedade espera de nós”, disse o PGJ, em seu discurso.
“O Ministério Público tem feito um esforço muito grande para que esse serviço possa chegar àquelas pessoas que mais precisam. Eu venho aqui em reconhecimento à importância que a Instituição tem no processo de fortalecimento da democracia e eu sei, também, mais uma vez, colocar o Estado do Amazonas à disposição para colaborar, para contribuir naquilo que nos permite a lei, entendendo que somos (o governo do Estado e o MPAM) independentes, mas precisamos caminhar de forma harmônica, porque, no final das contas, todos nós temos um objetivo só, que é promover a justiça social”, disse o Governador Wilson Lima.
Para o Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que organizou o evento, o Congresso, além ser um momento para ampliar os horizontes e aprofundar conhecimento em áreas específicas da ciência jurídica, é uma oportunidade única para desenvolver network com pesquisadores de outras regiões do País.
“É com grande satisfação que abrimos esse Congresso científico que reúne pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na produção e divulgação do conhecimento científico. Nesse evento serão apresentados os resultados de pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, que, certamente, contribuirão para o avanço da ciência jurídica e o desenvolvimento da sociedade”, disse o Promotor de Justiça.

Atuação do MPAM promove adequação de acessibilidade em lojas do Centro da Cidade 2 dc352
Após a saudação de boas-vindas, houve a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, sob regência do Maestro Marcelo de Jesus. Em seguida, foi feita a entrega, pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento, de medalhas alusivas ao 131º aniversário do Órgão Ministerial amazonense. Foram agraciados com a medalha, o Governador Wilson Lima e o Prefeito David Almeida, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha; o presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade; e o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, César Mattar Júnior. O Maestro Marcelo de Jesus recebeu a medalha da Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Lílian Maria Pires Stone.
O evento foi fechado com a realização de Palestra Magna Virtual ministrada pelo Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, com o tema “Desafios e perspectivas para atuação resolutiva do Ministério Público no contexto atual”.