PGJ participa do lançamento da campanha “Direitos da Vítima” e de pesquisa sobre desigualdade étnico-racial no MP, em Brasília

CD5B19F4 3DC2 41C3 BA47 9FCDB5C8D2C1 b52d3

A campanha e a pesquisa fazem parte de uma rede de esforços, lideradas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Na manhã desta segunda-feira (3/7), o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ/AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou de uma reunião do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília, onde foi lançada a campanha “Direitos da Vítima”. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), busca promover a conscientização sobre a importância de garantir os direitos daqueles que foram vítimas de crimes ou violações.
Coordenada pelo Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, o Ministério Público brasileiro contará com núcleos especializados, cuja função será oferecer atenção e suporte às vítimas.
“Essa campanha destaca a posição da vítima na sociedade e, em particular, perante o Órgão Ministerial, enfatizando uma abordagem mais humanista no tratamento dessas pessoas, com o objetivo de alcançar a justiça. Na prática, busca-se promover um maior sentimento de empatia, cuidado e eficácia no atendimento às vítimas, que se deve ter ao longo de todo o processo de reparação desses crimes”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça.
Na ocasião, houve também o lançamento de uma pesquisa e materiais informativos sobre a desigualdade étnico-racial dentro do Ministério Público. O desenvolvimento dessas ações representam um passo importante na promoção de uma sociedade mais inclusiva e na garantia dos direitos de todos os cidadãos.