MP nas Escolas promove debate sobre a Educação pela Paz em escola da rede estadual de ensino

MP NAS ESCOLAS 1 f91cf

Edição presencial do programa foi realizada no Ceja Prof. Agenor Ferreira Lima e reuniu mais de 100 participantes

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou nesta quinta-feira (15/6), o encontro presencial do Programa MP nas Escolas com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Agenor Ferreira Lima. Reunindo mais de 100 participantes, entre alunos e corpo docente da escola, o MP nas Escolas abordou o tema Educação pela Paz, além de prestar outras informações acerca da atuação e funcionamento do Órgão Ministerial.

Na abertura do Programa, o chefe do Ceaf, Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, destacou o objetivo maior da presença do MPAM nas escolas. “Nossa presença aqui, com MP nas Escolas, é conhecer de perto a realidade do ambiente escolar, os desafios enfrentados pelos estudantes e pela equipe docente, no dia a dia da relação ensino/aprendizagem, porque é disso que o Ministério Público se alimenta. É no contato com o cidadão que podemos de fato identificar suas necessidades e atuar cada vez melhor em prol dos interesses de toda a nossa sociedade”, declarou.

mosaicompnasescolas f1ba7

O gestor da escola, Álvaro Calazans, e a pedagoga, Elma Carvalho, receberam a equipe do MP, composta pelo chefe do Ceaf, Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, pelo Promotor de Justiça Iranilson Ribeiro, pelas técnicas do Ceaf e assessoras jurídicas.

O Promotor de Justiça Iranilson Ribeiro relatou experiências vividas por ele no Município de Ipixuna e outras comarcas, nas Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atuação Policial, ressaltando a importância da atuação de cada um para a melhoria dos serviços prestados pelo Poder Público. “Os índices da educação básica no Brasil são muito baixos. Pagam-se muitos impostos, gasta-se muito dinheiro, mas ainda há muito a melhorar. O cidadão deveria ter direito aos melhores serviços, por isso, não aceitem menos do que todos os seus direitos”, recomendou ele aos estudantes presentes.

O evento contou, ainda, com a presença da diretora do Programa Cemeando Cultura, Adriana Antony, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). A equipe de produção que acompanhava a diretora registrou imagens do evento, a fim de exibi-las na edição de retomada do programa, prevista para a primeira quinzena de agosto, abordando o tema Educação e Cidadania.