MPAM recebe representantes de aprovados no concurso para oficial do Corpo de Bombeiros

iranilson bombeiros com selo 14de2

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pelas 60ª e 61ª Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), recebeu nesta quarta-feira, 14/6, representantes dos aprovados no concurso para oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas. Na reunião, realizada na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), os candidatos aprovados expuseram suas expectativas quanto à convocação para os cargos.


“Os bares, restaurantes, órgãos públicos e privados precisam da fiscalização do Corpo de Bombeiros. O Inquérito Civil servirá para apurar a deficiência no efetivo de bombeiros e, assim, evitar que tragédias, como por exemplo da boate Kiss, aconteçam. Para isso, a gente precisa de um Corpo de Bombeiros fiscalizando e atuando, e, para isso, é necessário efetivo”, explicou o Promotor de Justiça Iranilson de Araújo Ribeiro, que atua nas Proceaps.


O MPAM instaurará um Inquérito Civil para averiguar a adequação do efetivo do Corpo de Bombeiros às demandas do Estado, tanto de praças quanto de oficiais. Também será expedida recomendação ao Governo do Estado para que os aprovados no concurso sejam chamados.
“Não convocando as pessoas, não vai ter oficial combatente para comandar o Corpo de Bombeiros. Atualmente, só temos tenente-coronel e coronel. Não tem nenhum tenente, segundo e primeiro tenente, capitão ou major nessa instituição combatente”, argumentou Thiago Dolzany, aprovado no concurso.