MPAM participa de mutirão do TJAM para atendimento de pessoas em situação de rua

Evento TJAM Silvia Tuma.jpeg 054f7

O “Pop Rua Jud AM” está em sua primeira edição e promove serviços e ações solidárias

Com o nome “Pop Rua Jud AM”, mutirão com serviços e ações sociais ocorreu no Centro da capital amazonense, na Praça Heliodoro Balbi, na Avenida 7 de Setembro, nesta quinta-feira (25/05), e contou com a participação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), representado pela Corregedora-Geral, Procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma. A ação é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A Corregedora-Geral, Sílvia Tuma, destacou que o Pop Rua Jud é movimento do Judiciário Nacional, balizado pela Resolução Cnj 425/2019, que busca dar visibilidade e levar cidadania à população de rua que infelizmente é crescente em nosso país, em especial no período pós pandemia.

“O Ministério Público como defensor constitucional dos interesses sociais e individuais indisponíveis abraça e incentiva toda iniciativa do Poder Público que visa garantir o mínimo acesso aos Serviços Públicos básicos a uma população tão vulnerável, que é a em situação de rua”, declarou.

A ação promoveu serviços de saúde, como consultas médicas, vacinas e testes rápidos, serviços jurídicos, auxílio na regularização de documentos, distribuição de kits de higiene, cadastro para vagas de emprego e em programas sociais.

O “Pop Rua Jud AM” integra a Semana Nacional de Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e contou com o apoio de diferentes órgãos e com a participação de autoridades do âmbito jurídico, incluindo o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques e a Desembargadora Joana Meirelles, vice-presidente do TJAM e Presidente do Comitê Interno de Apoio à Implementação e ao Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.