Maio Laranja: MPAM participa de ato simbólico em prol da campanha Faça Bonito

WhatsApp Image 2023 05 22 at 17.20.16 d18cb

Ato remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No último dia 18 de maio, quinta-feira, data que marca o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), representado pelos Promotores de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior e Romina Carmen Brito de Carvalho, prestigiou o ato simbólico realizado na Maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, em Manaus. O ato teve como tema “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes" a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade acerca da violência sexual infantil.

“Maio é um mês em que as instituições integrantes da rede de proteção para garantia dos direitos de crianças e do adolescente vítima de violência, produzem eventos, estabelecem parcerias, se capacitam e conversam com a sociedade sobre formas de identificação de sinais, de revelação e sobretudo de prevenção para evitar que aconteçam violações, violência contra criança e o adolescente, especialmente para que não aconteça violência, pois gera consequências terríveis para a vítima, que vai carregar traumas pelo o resto da sua vida”, descreveu o Promotor de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior, que responde pela 103ª Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ato, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com palestras, distribuição de folhetos informativos, lanches e apresentações musicais. A Maternidade Dr. Moura Tapajóz possui o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), que, por meio do ato simbólico, reforçou o compromisso com o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

O MPAM atua ativamente na proteção e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e defende a população infanto-juvenil contra quaisquer tipos de violência e negligência.

Faça Bonito

A campanha Faça Bonito, promove ações de conscientização pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00. O dia remete à luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil e visibiliza ações de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

O contato para denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes  é 100.