MPAM conclui primeira fase do Projeto Ouvidoria Itinerante na Região Metropolitana de Manaus

capaitacoatiara 252fb

Em cada município, a Ouvidoria Itinerante foi realizada em lugares estratégicos, a fim de aproximar o Órgão e a sociedade, sendo instrumento de acesso aos direitos e à Justiça

Concluindo a primeira fase do Projeto Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Amazonas (OI/MPAM), a Ouvidora-Geral, Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, com o apoio do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, visitou dez municípios na região metropolitana de Manaus, realizando aproximadamente 250 atendimentos à população.

O Projeto ministra palestras, dá orientações e faz atendimentos presenciais relacionados às áreas de atuação do Ministério Público Amazonense, como direito à educação, saúde, família, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, direitos do consumidor, meio ambiente e entre outros, além de divulgar seus canais eletrônicos e telefônicos de recepção de demandas. O atendimento presencial à população do interior do Amazonas se faz necessário devido à exclusão digital de grande parte dos cidadãos desses municípios. Uma estratégia adotada pela Ouvidoria Itinerante é a distribuição de cartas-respostas com selos pagos.

mosaicoitacoatiara 35b70

Tendo iniciado suas atividades em fevereiro, a primeira localidade atendida foi Iranduba e em seguida Manacapuru. No mês de março, a Ouvidoria Itinerante chegou aos municípios de Novo Airão, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Careiro da Várzea. Já em abril, a Ouvidoria visitou Careiro Castanho, Silves, Itapiranga e finalizou em Itacoatiara, com abertura bastante prestigiada pelas autoridades locais.

“Concluímos a primeira fase do Projeto Ouvidoria Itinerante após visitar 10 municípios da região metropolitana. A cada visita íamos aperfeiçoando os trabalhos, escolhendo locais em que o cidadão não se sentisse intimidado e fazendo divulgação em locais de concentração popular, como igrejas, praças e órgãos públicos. A receptividade foi muito boa e continuamos recebendo demandas dos locais onde passamos. Agora estamos fazendo uma análise do trabalho realizado e planejando a segunda fase, onde atingiremos mais 4 municípios próximos, para dar início aos mais distantes”, declarou a Ouvidora-Geral, Procuradora de Justiça Jussara Pordeus.