MPAM discute ações de combate à violência nas escolas com a SSP-AM

capassp e78c7

Secretaria de Segurança Pública do AM deve inserir o MPAM nas ações de segurança infantojuvenil em todo o Estado

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) promoveu, nesta terça-feira (11/4), reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para apresentação e discussão das medidas de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O encontro ocorreu na sede do MP, localizada na Zona Oeste de Manaus.

Uma das medidas apresentadas na ocasião foi o fortalecimento dos canais de denúncias, para que os pais, responsáveis e toda a comunidade escolar se relacionem diretamente com o Poder Público, possibilitando, também, a realização de ações preventivas a outros crimes contra a infância e a juventude.

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, defendeu a importância da participação do MP nas ações estratégicas desenvolvidas pela SSP-AM.

“A participação do Ministério Público na atuação conjunta visa a prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz, que estão diretamente relacionadas à identificação precoce das condições de risco, à redução e controle das situações de violência e ao fortalecimento de fatores de proteção e de defesa das crianças e adolescentes”, pontuou o PGJ.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, o Governo já possui um comitê de monitoramento relativo à segurança nas escolas. “Viemos compartilhar informações. O Ministério Público tem interesse em participar das nossas reuniões de Comitê e nós iremos inclui-lo. Para os próximos encontros, a Prefeitura, escolas particulares e secretarias serão convidadas para colocarmos um fim nessa situação. Trata-se de uma união de esforços”, declarou o Secretário.

Participaram da reunião, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público e Procuradora de Justiça, Delisa Vieiralves; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Romina Carmen Brito de Carvalho; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado e Promotor de Justiça, Igor Starling; as Promotoras de Justiça Renata Cintrão, titular da 76ª Promotoria de Justiça da Educação, e Sheyla Andrade dos Santos, da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor); e o Promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz, titular da 52ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor.