Promotoras de Justiça recebem diploma de Mulher Cidadã Amazonense

aleammulher2023 be698

Ao todo, 60 mulheres foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas na passagem do Dia Internacional da Mulher

Em sessão Especial realizada no último dia 8/3, Dia Internacional da Mulher, duas promotoras de Justiça do Ministério Público do Amazonas foram agraciadas com o título de “Mulher Cidadã Amazonense”, diploma outorgado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A concessão do diploma, proposta pelo presidente da Aleam, Roberto Cidade, e pelos deputados Alessandra Campêlo, Mayra Dias e Sinésio Campos, ocorreu no Plenário Ruy Araújo e presta reconhecimento ao profissionalismo e contribuição das homenageadas à sociedade amazonense.

Contemplada com a comenda, a Promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas no biênio 2019-2020, disse que o diploma reflete o reconhecimento da sociedade amazonense, por meio da Aleam, não ao trabalho coletivo realizado por membras e servidoras do MP amazonense.

“Todo e qualquer reconhecimento deve ser atribuído não só às mulheres do presente, mas, também, às mulheres do passado, mulheres como Bertha Lutz, mulher importante na luta pelo sufrágio feminino, mulheres como Maria da Penha, que precisou sentir na pele a dor da violência intrafamiliar e transformar isso em causa, a ponto de garantir uma lei que combatesse essa modalidade de violência. Estamos falando de um País que ocupa a quinta posição no mundo em violência contra a mulher, um país extremamente violento do ponto de vista de gênero”, disse a ex-Procuradora-Geral de Justiça.

Também agraciada com o diploma, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), Promotora de Justiça Romina Carmen Brito de Carvalho, compôs a mesa de honra da solenidade.

“O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente do CAO-IJ é um incentivo a mais para que avancemos nossa jornada em prol da infância e juventude amazonense. É honraria que recebo e compartilho com todas as mulheres integrantes da Rede de Proteção da Infância e Juventude, pela luta incansável de todas na busca de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra meninas”, declarou a Coordenadora do CAO-IJ.