MPAM participa de 1º Reunião das Ouvidoras das Mulheres do Ministério Público

Atuação do MPAM promove adequação de acessibilidade em lojas do Centro da Cidade bdf66

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado por sua Ouvidora-Geral, a Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, participou do 1º Encontro das Ouvidoras das Mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a fim de trazer as expectativas sociais acerca do funcionamento e efetividade das ouvidorias. O encontro foi realizado no dia 2/3, no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.
A programação do evento abordou, por meio de palestras e debates, a importância das Ouvidorias no combate à desinformação e a expectativa social existente na atuação das Ouvidorias das Mulheres. Os participantes refletiram sobre os impactos da desinformação na democracia brasileira e como o trabalho das Ouvidorias pode contribuir para o combate à desinformação e o fortalecimento da imagem institucional do Ministério Público. A celeridade e efetividade do serviço de acolhimento à mulher, vítima de violência, prestado pela Ouvidoria das Mulheres, também foi objeto de discussão.

A Ouvidoria das Mulheres no MPAM
Com o objetivo de incrementar ações de prevenção, proteção e encaminhamento para apuração de violência doméstica e todas as formas de violência contra meninas e mulheres, o Ministério Público do Amazonas inaugurou, no dia 25/11/2022, a Ouvidoria das Mulheres, em comemoração ao Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, que é celebrado na mesma data.

Canais de denúncia
A Ouvidoria das Mulheres funciona em uma sala no andar térreo do prédio da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, ao lado da Ouvidoria-Geral do MPAM. Denúncias de violência contra mulheres podem ser encaminhadas pelos canais regulares da Ouvidoria-Geral do MPAM, no site http://www.mpam.mp.br , e também pelo e-mail ouvidoriadamulher@mpam.mp.br.