Ouvidoria Itinerante do MPAM atende população de Novo Airão

oimpnovoairao 1e542

 O projeto busca disponibilizar aos cidadãos do Interior do Amazonas o acesso a direitos e a escuta da população

A população de Novo Airão recebeu, ontem, 6/3, a equipe da Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Amazonas (OI/MPAM). O projeto visa aproximar o MP da população, promovendo um esforço concentrado de atendimentos ao público, recebendo e encaminhando denúncias e outras manifestações feitas pela população local. Além da equipe de servidores da Ouvidoria, estiveram presentes o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e a Ouvidora-Geral Jussara Maria Pordeus e Silva.

“Estamos aqui para divulgar as funções institucionais ministeriais, que muitas vezes não são conhecidas por parte da população, com o fim de estreitar laços com a comunidade. É isso que a Ouvidoria do MPAM faz hoje, aqui em Novo Airão, ouve as necessidades do cidadão para levá-las aos órgãos de execução do MP, como uma ponte de acesso aos direitos sociais, à cidadania, à dignidade e à Justiça”, disse

Além do PGJ, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e da Ouvidora-Geral, Jussara Maria Pordeus e Silva, estiveram presentes na abertura dos trabalhos o Promotor de Justiça titular de Novo Airão, João Guimarães, o Presidente da Câmara Municipal, José Roberto Nascimento da Silva, acompanhado de cinco vereadores e a Defensora Pública Saelli Miranda.

“Recebemos, tratamos e encaminhamos as demandas para o Promotor de Justiça que cuidará daquela matéria. Se a demanda não for do MP, nós orientamos o cidadão, e, caso ele não tenha condição de ir, nós mesmos encaminhamos, seja para o MPF, Ministério do Trabalho ou outras instâncias.

A Ouvidora-Geral, Jussara Maria Pordeus e Silva salientou que, devido à exclusão digital de grande parte da população do interior do Amazonas, foi necessário levar ao cidadão dessas cidades o serviço do MP, garantindo seu papel como defensor do Direito.

“No final do ano passado apresentamos esse projeto ao Procurador-Geral para ir em busca justamente do cidadão. Nós vemos uma grande população ainda que não tem acesso aos canais digitais”, declarou a Ouvidora-Geral.