MPAM realiza Curso Prático de eSocial para órgãos públicos

Atuação do MPAM promove adequação de acessibilidade em lojas do Centro da Cidade 2023 02 28T142459.244 af2b4

O eSocial é um sistema criado para unificar as informações de colaboradores, como folha de pagamento, horas trabalhadas, alterações salariais etc, em um único documento digital


O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), deu início, na manhã desta segunda-feira (27/2), ao curso Prático de eSocial para órgãos públicos. O curso está sendo realizado no horário da manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 16h30, no laboratório de informática da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O treinamento é resultado de uma parceria do MPAM com a Aleam e outros órgãos.

“O objetivo desse curso é, primeiro, capacitar os nossos servidores da área meio que lidam diretamente com o eSocial. Houve mudanças recentes nas rotinas e na lei que rege a matéria e nós achamos por bem, por uma necessidade imperiosa do serviço, realizar esse treinamento para capacitar esses servidores. Também fizemos uma extensão desse treinamento para entidades parceiras. Essa é a nova política que a gente está tentando implementar, otimizando os recursos públicos e reduzindo exponencialmente os custos”, enfatizou o chefe do Ceaf, o Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues.
A professora Ester Lima, ministrante do curso que acontece até o dia 03/03, é Advogada especialista em Direito do Trabalho e Direito Empresarial, consultora empresarial na área Trabalhista e Previdenciária e palestrante há mais de 25 anos em curso aberto e in company na área do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário.