Recomeçar viabiliza solução para situação de risco enfrentada por idosas com problemas psiquiátricos

Design sem nome 2023 02 13T175056.363 c013f

Situação de vulnerabilidade e risco de vida enfrentada pelas irmãs foi denunciada ao Ministério Público do Amazonas pelo WhatsApp da Ouvidoria-Geral

Por intermédio da equipe multiprofissional do Programa Recomeçar, o Ministério Público do Amazonas viabilizou a internação hospitalar de duas irmãs, idosas e acamadas, para tratamento de saúde e recuperação clínica. A medida soluciona o processo (nº 06.2021.00000180-0) em trâmite, na 56ª Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. Além da internação hospitalar e encaminhamento para institucionalização permanente, o Recomeçar providenciou, ainda, a inserção do grupo familiar em programas de assistência social da Prefeitura e do Governo (Creas/Cres).

A paciente em estado mais grave foi vítima de AVC, fazendo uso de sonda vesical (urina) e nasogástrica (alimentação), sendo internada no Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, para recuperação do quadro de desnutrição e LPP (escaras). A outra paciente tem diagnóstico de esquizofrenia, desde os 18 anos, recebendo o acompanhamento do CAPS III e deve ser encaminhada para o Lar Rosa Blaya. A mais nova, com 72, permanece morando com a filha.

A pedido do Promotor de Justiça Mirtil Fernandes do Vale, titular da 56ª PJ, a equipe do Programa Recomeçar recebeu elogios da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Amazonas pela resolutividade e resultado entregue à sociedade amazonense.

“O reconhecimento do trabalho é sempre gratificante. Especialmente neste caso, quando a atuação ministerial proporciona esse resgate familiar, garantindo a essas irmãs, além do atendimento psicossocial disponibilizado pelo Recomeçar, a assistência médico-hospitalar e psíquica imprescindíveis à dignidade dessas pessoas”, declarou a Coordenadora do Recomeçar, Promotora de Justiça Silvana Cavalcanti.