MPAM adere a acordo, em nível nacional, para o acesso à Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública

acordopgjaras ffa80

 Em Brasília, o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, assina acordo de adesão à plataforma “córtex” durante a solenidade da 14ª Sessão Ordinária de 2022 do CNMP

Na manhã desta terça-feira, 20, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado por seu Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, aderiu ao acordo firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça (MJ) para acesso à Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias entre as Instituições pelo compartilhamento das atividades finalísticas, assegurando a efetividade das políticas públicas promovidas. A solenidade de assinatura ocorreu durante a 14ª Sessão Ordinária de 2022 do CNMP, na sede do Órgão, em Brasília-DF.

A Córtex é uma plataforma de dados que tem como objetivo a gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e instituições colaboradoras. 

Segundo o PGJ, trata-se de um avanço estratégico em tecnologia de dados para todas as Instituições, no caso dos MPEs, devido à expansão de uma das maiores ferramentas de monitoramento de atividades e de indicadores que se tem notícia no Brasil, sendo essenciais para a execução de uma política pública mais eficiente, baseada em dados e evidências, intercorrendo um importante instrumento de combate ao crime organizado.

“A Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que propõe uma celeridade na organização da área finalística do MP, proporcionando a dianteira no compartilhamento das informações, seguindo todos os normativos que regem a proteção de dados, com a devida observância dos sigilos impostos por lei. À medida que avançamos em acordos técnicos como este, o progresso na execução da Justiça e do combate ao crime são reais”, explicou o PGJ.

A solenidade de assinatura do acordo foi prestigiada por Procuradores-Gerais de Justiça, membros do Ministério Público, integrantes de associações de classe do MP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal, entre outras instituições.