CIJE-CNMP busca ampliar debate sobre serviços socioeducativos e de acolhimento de crianças e adolescentes

encontro CAO IJ 2 46cbc

O Ministério Público do Amazonas sediou o evento, ocorrido hoje (15/08), no auditório Gebes de Mello Medeiros, na presença do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior

A Comissão da Infância, Juventude e Educação do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJE-CNMP) deu início hoje, em Manaus, a uma série de visitas a unidades ministeriais do País, com vistas a ampliar o diálogo acerca dos serviços socioeducativos e de acolhimento infantojuvenil prestados em todo o país. O presidente da CIJE-CNMP, Conselheiro Rogério Magnus Varela Gonçalves, abriu o evento, destacando o caráter federativo da reunião, na busca pela garantia da igualdade de oportunidades a crianças e adolescentes, conforme preconiza a Constituição Federal brasileira.

“Quero agradecer a hospitalidade com que estamos sendo recebidos nessa Casa, reiterando nosso reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Procurador-Geral Alberto Rodrigues, e salientando a importância de um olhar mais cuidadoso para com as crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica, em prol de um futuro melhor para toda sociedade. Que nossos filhos não tenham mais oportunidades do que os filhos dos outros. Lutamos pela igualdade de oportunidades a todos”, declarou o Conselheiro Rogério Magnus Varela Gonçalves.

encontro CAO IJ 3 bc07a

“O Ministério Público é o lar do cidadão, por isso, aqui, todos devem se sentir em casa, especialmente para discutir tema de tamanha relevância, como é a Infância, Juventude e Educação, área em que atuo originalmente como Promotor de Justiça. A gratidão é o valor maior que todo cristão deve ter, como mencionou o Dr. Rogério, por isso tenho esperanças de que consigamos fazer do Ministério Público um órgão ainda mais atuante e reafirmo que, é em nome de minha filha Gabriela, que trabalho para construir uma sociedade melhor para o futuro”, revelou o PGJ-AM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, entregou a Moeda comemorativa dos 130 anos do MPAM ao conselheiro Rogério Magnus Varela Gonçalves e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Jean Cleuter Simões Mendonça.

A mesa foi composta pelo Conselheiro Nacional do Ministério Público e Presidente do CIJE-CNMP, Rogério Magnus Varela Gonçalves; pelo Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; Corregedora-Geral Sílvia Abdala Tuma; Juiz da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luiz Cláudio Cabral Chaves; Jean Cleuter Simões Mendonça, Presidente da OAB-AM; Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), Promotora de Justiça Romina Carvalho; e Francisco Maia Guedes, Procurador de Justiça do Ministério Público do Acre e representante da Comissão da Infância e Juventude do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.