Papo Cidadão: No programa dessa semana, especialistas alertam a população sobre os riscos da poliomielite
- Criado: Segunda, 22 Agosto 2022 15:00
- Publicado: Segunda, 22 Agosto 2022 15:00
O programa televisivo do MPAM será transmitido no dia 23/08, das 9h às 10h, no canal do MPAM no Youtube, TV Encontro das Águas 2.4 e Salas IPTV
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), realiza, nesta terça-feira (23/08), a segunda edição do Programa Papo Cidadão. No programa desta semana, membros ministeriais e especialistas da Saúde fazem um alerta à população sobre os riscos oferecidos pela Poliomielite.
O Papo Cidadão desta terça-feira terá como convidadas a Enfermeira Isabel Cristina Hernandes, Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Dra. Amanda Alecrim, médica e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Profª Adriana Antony, como mediadora.
O programa consolida os esforços do órgão ministerial pelo incremento da cobertura vacinal no Amazonas, que também é objeto do projeto Juntos pela Vida.
Transmitida por vírus, a poliomielite pode levar à paralisia dos membros inferiores da pessoa infectada, prejudicando gravemente a sua qualidade de vida. Isso pode ser evitado por meio da vacinação. A Vacina Oral Contra a Poliomielite é oferecida em gotas e, conforme estabelece o Programa Nacional de Imunização (PNI), deve ser ministrada em crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Cada dose da vacina corresponde a duas gotas. A vacina pode ser administrada, simultaneamente, com as demais vacinas do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.