Juntos pela Vida: Campanha de vacinação contra a poliomielite ganha reforço do MPAM

juntosvacinadiad b6dd0

Órgão ministerial alerta para a gravidade da doença na expectativa de estimular o comparecimento aos postos de saúde no Dia “D” agendado para este sábado (20/08)

O Ministério Público do Amazonas aderiu à campanha de divulgação do Dia “D”, campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização de caderneta. O órgão ministerial está incentivando o comparecimento aos postos de vacinação, a fim de melhorar os índices de cobertura vacinal, objetivo central do projeto Juntos pela Vida, e impedir o reaparecimento de doenças graves, como a poliomielite, que já haviam sido erradicadas e estão voltando a ocorrer. Em Manaus, a campanha ocorre neste sábado (20/08), em 106 unidades básicas de saúde, das 8h às 16h.

A poliomielite é uma infecção aguda e contagiosa, causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores, comprometendo gravemente a qualidade de vida do indivíduo. Por meio do Juntos Pela Vida, o órgão ministerial incentiva o comparecimento aos postos de vacinação de crianças e adolescentes regularmente vacinados na rede de ensino, certificando as escolas que comprovem a vacinação de pelo menos 80% do total de alunos matriculados.

O projeto Juntos Pela Vida tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal infantojuvenil, na faixa de cinco a 17 anos no Amazonas, com ação direta junto às redes públicas e privadas de ensino do Estado. A primeira escola a obter essa certificação foi a Escola Municipal Canaã II, localizada na Comunidade Lago do Julião, Tarumã Mirim, no Rio Negro. A expectativa da coordenação do Juntos Pela Vida é que, após a realização do Dia “D”, outras escolas atinjam essa meta e também sejam certificadas pelo comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Qualquer escola pública ou privada, pode ser inscrita no projeto por meio do site: www.mpam.mp.br