MPAM lança cartilha de prevenção a golpes digitais
- Criado: Sexta, 21 Janeiro 2022 15:59
- Publicado: Sexta, 21 Janeiro 2022 15:59
Os crimes típicos do ambiente virtual, que antes dependiam de vírus enviados para dispositivos, hoje são perpetrados de diversas maneiras no universo digital, por exemplo, pela clonagem de perfis de WhatsApp e boletos falsos. Com o aumento desses crimes, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) lançou uma cartilha apresentando dicas para evitar que a população caia em golpes desse tipo.
Durante a pandemia, o número de casos de golpes cresceu de maneira alarmante. Entre janeiro e fevereiro de 2021 foi registrado aumento de 100% nos ataques de phishing – pescaria digital, em comparação ao mesmo período de 2020, segundo a Federação Brasileira de Bancos.
“Houve uma explosão do número de registro de ocorrências de golpes. O necessário distanciamento social intensificou os contatos virtuais, através de mensagens de WhatsApp, contatos telefônicos e por e-mail. Sendo assim, houve um incremento do uso de identificações digitais do cidadão, com inserção de dados cadastrais, por exemplo. Um criminoso, na posse desses dados, explorou a possibilidade de se fazer empréstimos, resgatar benefícios, realizar compras e assim por diante”, explicou o Assessor de Segurança Institucional do MPAM, TC. da Polícia Militar Paulo Emílio Vieira de Melo.
Com o avanço da tecnologia, o cuidado nessa área deve ser ainda maior em relação à segurança digital, criar senhas fortes é um dos principais pontos para evitar esse tipo de crime.
“Essa maior exploração das ferramentas tecnológicas atrai a atenção de criminosos, que vão justamente atuar nas oportunidades e vulnerabilidades criadas por esses usuários. Dessa forma, é fundamental que Membros e Servidores do MPAM, bem como a população em geral, tenham conhecimentos básicos nessa temática e possam adotar comportamentos de proteção contra os principais golpes aplicados no cotidiano”, afirma o Assessor Adjunto de Segurança Institucional do MPAM, Maj. da Polícia Militar Dã Cesar Tavares de Azevedo.
Na Cartilha de Prevenção a golpes, lançada pelo MPAM, são apresentadas medidas de prevenção a golpes como: engenharia social, “phishing – pescaria”, clonagem no WhatsApp, falso boleto, intermediador de vendas, extorsão amorosa e máquina de pagamento quebrada.
Acesse aqui a Cartilha de Segurança.